SP Urbanismo inicia elaboração de projeto para ações antienchentes no Jardim Pantanal, zona leste de SP

Iniciativa também viabilizará a pavimentação de vias e a implantação de ciclovias e calçadas acessíveis para população


A São Paulo Urbanismo iniciou neste mês de julho o desenvolvimento dos projetos básico e executivo para a implantação de obras de microdrenagem e pavimentação no Jardim Pantanal, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. O objetivo da intervenção será mitigar os riscos causados pelas constantes enchentes aos moradores do local, além de garantir maior segurança e qualidade de vida à população, com ciclovias e calçadas acessíveis.

Com essa iniciativa, a SP Urbanismo presta apoio técnico à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB) na busca de soluções para a implantação de melhorias para o local. O prazo para a conclusão dos projetos básico e executivo é de seis meses.

As intervenções no Jardim Pantanal serão realizadas em 70 vias da comunidade. Juntas, elas representam uma área de aproximadamente 83,2 mil m².

Através de obras de microdrenagem, a expectativa da Prefeitura é entregar uma ação efetiva de redução da vulnerabilidade local e recuperação ambiental para o Jardim Pantanal. A região é alvo de frequentes inundações que submetem seus moradores a perdas materiais, riscos de infecção por doenças e possibilidade de acidentes.

Já por meio das obras de pavimentação, o objetivo é melhorar o acesso de serviços essenciais como coletas de resíduos sólidos, ambulâncias, viaturas policiais, além de permitir o atendimento do sistema de transporte público. O projeto também prevê a implantação de ciclovias no bairro e a qualificação das calçadas para torná-las acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

As obras serão fundamentais para viabilizar a futura regularização fundiária do local.

 

Jardim Pantanal

O processo de ocupação do Jardim Pantanal, bairro da zona leste de São Paulo, teve início em 1986, em uma área de várzea do Rio Tietê. Segundo dados do IBGE (Censo 2010), o Jardim Helena, distrito ao qual pertence o Jardim Pantanal, possui 135.358 habitantes, uma área populosa e que enfrenta frequentes enchentes, que causam alagamentos todos os anos, especialmente nas épocas com maior índice de chuva.