Prefeitura de São Paulo reabre certame licitatório para o Belvedere Roosevelt, novo mirante da capital paulista

Comunicado do novo certame licitatório foi publicado nesta quinta-feira; a abertura das propostas será no dia 6 de outubro

A SP Urbanismo publicou nesta quinta-feira (15), no Diário Oficial, novo certame licitatório para a contratação de projetos e execução das obras do novo mirante da capital paulista, o Belvedere Roosevelt, no centro de São Paulo. A iniciativa é uma parceria entre a empresa municipal e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Além de um espaço de lazer com arquibancada, iluminação qualificada e novo piso, o Belvedere Roosevelt está sendo projetado para ser referência em preservação ambiental e ampliação da biodiversidade. No local, serão instalados jardins de chuva e um tanque para armazenamento de águas pluviais para uso em serviços de zeladoria da cidade.

O mirante será implantado numa área hoje subutilizada no eixo urbano Leste-Oeste. Trata-se de uma área remanescente da estrutura projetada para a conexão das vias Amaral Gurgel, Elevado Presidente João Goulart e Viaduto Júlio de Mesquita Filho.

 

Desenvolvimento sustentável

Hoje a área encontra-se sem utilização e, para alterar este cenário, a Prefeitura propõe a criação de um espaço de convivência que faça uso de Soluções Baseadas na Natureza (SbNs). O conceito, adotado desde 2018 pela SP Urbanismo em seus projetos, busca estimular o desenvolvimento sustentável e unir a conservação da biodiversidade ao desenvolvimento econômico e bem-estar da população.

De forma inovadora na cidade, é prevista a implantação de jardins de chuva na escadaria lateral até o sacolão Avanhandava que sejam capazes não só de absorver a água, mas também de filtrá-la. A técnica, conhecida como fitorremediação, ajuda a reduzir a poluição do solo, água e até mesmo do ar.

O novo mirante será construído de forma a permitir que a água de chuva armazenada seja esvaziada por caminhão pipa e utilizada para limpeza pública. Vale destacar ainda que ele será sustentável até mesmo na concepção, uma vez que serão utilizados entulhos da própria obra na requalificação.

Ainda no campo da sustentabilidade, o projeto prevê a instalação de placas solares e uma turbina eólica que vão gerar energia para o funcionamento do próprio local.

Os usuários do espaço ainda poderão aproveitar uma área de convívio com arquibancada, nova iluminação e piso requalificado.

A expectativa é que essa nova área pública da cidade se torne educativa em termos patrimoniais, paisagísticos, em estratégias de sustentabilidade e em tratamento/polimento de águas de chuva por fitorremediação, atraindo o interesse de estudantes e pesquisadores.

 

Requalificação do Centro

O projeto Belvedere Roosevelt integra um amplo plano de requalificação da região central. Ele inclui outras ações, como a requalificação de calçadões e calçadas do Centro Histórico, a reforma do Vale do Anhangabaú, o Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas, o Projeto Esquina Histórica, o uso do Elevado João Goulart (Minhocão) como espaço de lazer e o Programa Requalifica Centro, que incentiva o retrofit de prédios antigos da região.

A expectativa é que esses projetos promovam transformações no centro de modo a atrair investimentos e estimular que proprietários promovam melhorias em edifícios do local, como a restauração de fachadas. O Município desenvolveu um guia com orientações sobre esse assunto (Manual do Centro Histórico). Clique para acessá-lo.

 

Certamente Licitatório

A licitação é para a contratação de projetos básicos e executivos, além da execução das obras do novo mirante. A sessão pública para entrega e abertura dos envelopes com as propostas está prevista para 06 de outubro no auditório da SP Urbanismo. O endereço é Rua Líbero Badaró, 15º andar, sala 504, auditório da SP Urbanismo – Centro/São Paulo.

Será escolhida a entidade que oferecer o menor preço para executar as intervenções previstas no Certame. O valor de referência está estimado em R$ 4.706.372,53. O prazo de vigência do contrato decorrente da licitação será de 9 meses.

Dúvidas sobre o processo licitatório deverão ser encaminhadas à licita@spurbanismo.sp.gov.br

O Edital de Licitação Pública e seus Anexos estão disponíveis em http://e-negocioscidadesp.prefeitura.sp.gov.br/