Leilão para Operação Urbana Água Espraiada supera previsão inicial e arrecada 512 milhões para investimentos em moradia e infraestrutura

Todos os 160 mil CEPACs disponibilizados pela Prefeitura foram vendidos com ágio de 41%

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), arrecadou nesta terça-feira (26) uma receita 41% maior à estimada inicialmente no leilão de Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs) da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada (OUCAE). No total, foram arrecadados 512 milhões de reais para serem investidos em obras e serviços nos distritos de Jabaquara, Campo Belo, Itaim Bibi, Morumbi, Vila Andrade e Santo Amaro.

 

Neste 1º leilão da 6ª distribuição de CEPACs da OUCAE, realizado na sede da B3, foram vendidos todos os 160 mil CEPACs ofertados pelo Município no valor de R? 3.200 cada, um ágio de 41% sobre o preço inicial, que era de R? 2.261,72. Aos quatro minutos do leilão, a receita mínima inicialmente prevista para ser arrecadada pela Prefeitura já havia sido atingida.

 

O valor total captado nesta terça-feira permitirá a construção de conjuntos habitacionais, além de investimentos em obras de infraestrutura urbana e melhorias na região delimitada pela operação urbana. Assim, o Município assegurou a continuidade das intervenções no perímetro demarcado pela OUCAE, que completará 21 anos em dezembro.

 

Ao longo dessas duas décadas, a operação possibilitou a realização de importantes obras viárias na região como a Ponte Octávio Frias de Oliveira, mais conhecida como Estaiada, o Viaduto Dr. Lino de Moraes Leme e os prolongamentos das Avenidas Jornalista Roberto Marinho (Via Parque) e Chucri Zaidan.

 

O último leilão da OUCAE havia sido realizado em 2012. Em fevereiro deste ano, a SP Urbanismo anunciou a realização de novo leilão para a Operação Urbana Água Espraiada, mas a iniciativa foi suspensa em decorrência de cautelar do Tribunal de Contas do Munícipio (TCM). Após ajustes no Edital, o leilão foi retomado e agendado para esta terça-feira.

 

O Leilão da Operação Urbana Água Espraiada contou com a presença do secretário da SMUL, Marcos Gadelho; do secretário de SIURB, Marcos Monteiro e do presidente da SP Urbanismo, Cesar Azevedo.

 


Habitação Social

O investimento em moradias populares também marca os trabalhos de infraestrutura da OUCAE. Até o momento, o poder público municipal já entregou mais de 1,8 mil unidades habitacionais. A meta do Município é entregar mais 7,5 mil apartamentos de moradia popular até a conclusão da Operação Urbana.

 

Dessa forma, diversas famílias já foram contempladas com a construção de habitações de interesse social por meio dos residenciais Gutemberg, Corruíras, Estevão Baião, Pérola Byignton e Jardim Edite I e II.

 

Para mais informações, acesse a página sobre a Operação Urbana Água Espraiada.