Primeira audiência pública debate do PIU Minhocão

Durante o encontro foi apresentado o diagnóstico da área objeto de intervenção, com a caracterização de seu contexto urbano e potencialidades mais relevantes a serem consideradas para elaboração do projeto

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e SP Urbanismo, realizou nesta terça-feira, 11, a primeira audiência pública para debater as ações do Programa de Intervenção Urbana (PIU) Minhocão. A reunião aconteceu na ETEC Santa Efigênia, na rua General Couto de Magalhães, 145, a partir das 18h30. Participaram cerca de 85 pessoas, entre moradores, comerciantes, representantes de associações, entidades, arquitetos e urbanistas. Nessa primeira etapa, a Prefeitura apresenta um diagnóstico do território. O processo participativo teve início em maio e terá duração de aproximadamente seis meses.

Durante o encontro foi apresentado o diagnóstico da área objeto de intervenção, com a caracterização de seu contexto urbano e potencialidades mais relevantes a serem consideradas. Também foi apresentado o programa de interesse público, que considera um conjunto de aspectos urbanísticos a que o projeto a ser desenvolvido pretende dar respostas, considerando as diretrizes de planejamento expressas pelo Plano Diretor Estratégico - PDE, a viabilidade da transformação, o adensamento construtivo e populacional para a área e o modo de gestão democrática. Após a apresentação, os participantes tiveram oportunidade de contribuir com dúvidas, sugestões ou críticas ao projeto.

O processo participativo do Projeto de Intervenção Urbana – PIU Minhocão está dividido em três etapas: apresentação do diagnóstico e do programa; etapas do desenvolvimento do projeto e consolidação do projeto final. Agora, a próxima fase será a apresentação do diagnóstico nos Conselhos Participativos Municipais das subprefeituras da Sé e Lapa, e Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CADES.

O PIU Parque Minhocão garante a gestão participativa em todas as etapas, desde seu desenvolvimento até sua implementação, conforme preconiza a Constituição Federal e o Estatuto da Cidade. Conforme a regulamentação do Decreto nº 56.901/2016, serão realizadas duas consultas públicas, sendo a primeira disponível na plataforma Participe até o dia 14 de junho.

Para contribuir, basta acessar: https://participe.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/parque-minhocao

Acompanhe o processo participativo no link a seguir: https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/piu-parque-minhocao/

Mais informações: https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/noticias/prefeitura-realiza-audiencia-publica-para-debater-projeto-para-o-parque-minhocao/

Confira as fotos da audiência: https://bit.ly/31nQ9Jc