Galeria de Projetos

 

A SP Urbanismo foi fundada em 2009, mas a sua história se inicia muito antes disso. A empresa tem como origem a extinta EMURB, criada em 1971, que teve importante papel na reurbanização da capital paulista.

Inúmeros projetos simbólicos e relevantes para a cidade de São Paulo tiveram participação direta da EMURB em sua concepção nas últimas décadas. As reforma do Vale do Anhangabaú e do Edifício Martinelli, a construção do Túnel Ayrton Senna e das Ruas de Pedestres no Centro, a reurbanização do Vale do Rio Aricanduva e a reestruturação do Parque das Indústrias foram algumas das obras realizadas pela empresa.

Mais recentemente, sob a condução da SP Urbanismo, a construção da Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira e as Operações Urbanas são exemplos de realizações da empresa.

Confira imagens de alguns projetos realizados pela EMURB e SP Urbanismo:

 

 

Vale do Rio Aricanduva - Década de 1970

  Transformação do Vale do Rio Aricanduva é um dos projetos de autoria da extinta EMURB, atual SP Urbanismo. Na década de 1970, a empresa assumiu o desafio de transformar a região, entregando para a cidade um projeto de canalização, retificação do rio e reconstrução da Avenida Aricanduva. Ao final das obras, o rio passou a correr em seu curso definitivo, e a construção do complexo viário facilitou o escoamento de veículos, trazendo benefícios aos mais de 600.000 moradores da área naquela época.

 

 

Pateo do Colégio - Década de 1970

  O Pateo do Colégio é um dos marcos da fundação de São Paulo. Na década de 1970, com a chegada do metrô, a área passou por um processo de reurbanização realizado pela EMURB. O objetivo foi facilitar a vida das milhares de pessoas que diariamente chegavam à cidade pelo terminal de ônibus do Parque D. Pedro II, além de preservar e embelezar o Pateo do Colégio. Neste projeto, o espaço ganhou jardins em toda a volta do Pateo, trazendo mais verde para o imóvel histórico.

 

 

Edifício Martinelli - 1975

  Com o surgimento da Segunda Guerra, o Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu de São Paulo, se tornou um cortiço, completamente abandonado e deteriorado. A realidade do Martinelli mudou em 1975, quando o prédio passou por intervenção da EMURB, atual SP Urbanismo para restaurá-lo por completo. A reforma preservou o exterior e modernizou o interior, e o histórico edifício voltou à vida, preenchendo o Centro com tamanha história e beleza até os dias de hoje.

 

 

Avenida Aricanduva - 1976

  No ano de 1976, a EMURB finalizou a implantação, no vale do Rio Aricanduva, do maior conjunto de obras viárias e de saneamento da cidade. As obras da Avenida Aricanduva, no trecho entre a Rua Recife e a Estrada de Itaquera, facilitou o escoamento de veículos no sentido sul-sudeste. Já a canalização do rio solucionou problemas de enchentes que atingiam os bairros como Vila Matilde, Vila Carrão e Penha. Mais de 600 mil moradores da região foram beneficiados diretamente com a iniciativa.

 

 

Viaduto Santa Ifigênia - 1978

  Em 1978, a EMURB foi responsável por levar o Viaduto Santa Ifigênia aos tempos modernos e devolver seu papel de protagonismo na cidade. Esse, que é um dos mais conhecidos pontos do Centro Histórico de São Paulo, recebeu nova pintura e piso, teve 140 toneladas de estruturas metálicas totalmente recuperadas e ganhou uma iluminação diferenciada para tornar mais seguro o caminhar de milhares de pedestres que frequentam o local diariamente.

 

 

Ruas de Pedestres (Calçadões) - 1978

  Em 1978, a EMURB concluiu as obras dos calçadões da região central. O espaço passou a oferecer à população um piso contínuo com maior acessibilidade, iluminação pública de qualidade, bancos para descanso, floreiras e árvores. Com mais de 60 mil m², trata-se da maior área destinada a uso exclusivo de pedestres da América Latina.

 

 

 Vale do Anhangabaú - 1990

  Em 1990, a EMURB devolveu ao Vale do Anhangabaú a condição de parque e uma solução mais bem aproveitada para o trânsito da cidade. As ruas Formosas e Anhangabaú foram transformadas em calçadões ajardinados para pedestres e foi o implantado o Túnel do Anhangabaú, a principal ligação entre as regiões norte e sul de São Paulo. Já a SP Urbanismo, elaborou para a cidade o projeto de requalificação do Anhangabau, inaugurado em 2021.   

 

 

Complexo Viário Ayrton Senna - 1995

Foto: Instituto Ayrton Senna   Projetado e construído pela EMURB, o Complexo Viário Ayrton Senna foi inaugurado no dia 7 de outubro de 1995. Com 1,9 km de extensão, o túnel liga as avenidas 23 de Maio e Antônio Joaquim de Moura Andrade, nos bairros de Moema e Vila Nova Conceição. A estrutura deste Complexo conta com um moderno e econômico sistema de iluminação em LED. Antigamente, abrigava no topo de uma de suas entradas o Monumento Ayrton Senna. O equipamento foi transferido para um Centro Esportivo e em seu lugar foi hasteada uma bandeira do Brasil.

   

 

 

Ponte Otávio Frias de Oliveira (Estaiada) - 2008

  A Ponte Otávio Frias de Oliveira, mais conhecida como Estaiada, foi inaugurada em 2008. Trata-se da última obra da EMURB, atual SP Urbanismo. A estrutura da ponte demandou quase 60.000 metros cúbicos de concreto, e a sua torre possui a altura equivalente a de um prédio de 46 andares. Ela auxilia no acesso a bairros como Morumbi, Jabaquara e Campo Belo.

 

 

Praça Roosevelt - 2010

  Situada no coração do Centro de São Paulo, a Praça Roosevelt foi inaugurada em 25 de janeiro de 1970. Com o abandono e degradação do centro, a Roosevelt foi pelo mesmo caminho. Eram goteiras e rachaduras por todo lado e ainda havia problema de segurança. Até que em 2010, um projeto de revitalização da praça foi desenvolvido pela Emurb. Estruturas de concreto da praça foram demolidas e, em seu lugar, instalaram-se áreas de descanso com bancos e paisagismo. Para ampliar segurança, a iluminação pública foi modernizada.

 

 

Rua do Gasômetro - 2012

 

A Rua do Gasômetro, localizada na região do Brás, é um conhecida polo comercial que concentra a venda de produtos em madeira e ferragens. Pensando em uma maior comodidade e segurança aos milhares de pedestres que frequentam o local diariamente, a SP Urbanismo elaborou um projeto de requalificação para a via. Com as obras concluídas em 2012, o logradouro recebeu alargamento das calçadas, enterramento das fiações elétricas, recapeamento, ampliação do canteiro central, nova iluminação, entre outras melhorias.

 

 

 Avenida Santo Amaro - 2016

  Para sanar questões como passeios inacessíveis, estreitos e, em alguns pontos, insuficientes para o fluxo de pedestres, o projeto de requalificação da avenida Santo Amaro foi desenvolvido pela SP Urbanismo em 2016. O objetivo foi qualificar a vida urbana, estimular o comércio, serviços e equipamentos sociais e potencializar o espaço público como local de encontro.

 

 

 

Parque do Chuvisco - 2017

  Inaugurado em 01/04/2017, o Parque do Chuvisco fica no Jardim Aeroporto, zona sul da cidade, e é uma ótima opção de lazer. Projeto da SP Urbanismo, o espaço conta com quadras poliesportivas, salão de jogos, quiosques com mesas e bancos, pista de caminhada, ciclovia, pista de skate e um galpão multiuso. Com 37 mil metros quadrados, o parque faz parte das obrigações da Licença Ambiental Prévia (LAP) da Operação Urbana Água Espraiada, que busca aumentar as opções de lazer na região.

 

 

Calçadões do Centro Histórico - 2019

  Em 2019, a SP Urbanismo estruturou um amplo plano de requalificação de todos os calçadões do Centro Histórico da cidade. A troca de calçamento é apenas uma das intervenções previstas para a requalificação dessa região da cidade. O projeto também prevê ações para melhoria da drenagem e a implantação de canaletas técnicas e telecomunicações. O projeto também propõe ações referentes ao mobiliário urbano, iluminação pública e sinalização turística e ambiental. 

 

 

Esquina Histórica - 2022

  A SP Urbanismo elaborou o projeto e executou as obras da Requalificação da Esquina Histórica de São Paulo, o famoso cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João, no centro da cidade. O local ganhou calçadas mais acessíveis e seguras aos pedestres, placas de identificação de ruas que remetem à São Paulo antiga, ordenamento da fiação aérea e subterrânea, recapeamento asfáltico, esculturas artísticas e restauro de postes históricos de iluminação. O objetivo do projeto foi resgatar o local como ponto de visitação e contribuir para o plano da Prefeitura de recuperação da região central

 

 

 

Belvedere Roosevelt - 2023

Foto: SECOM   Uma área antes subutilizada e isolada da Praça Roosevelt, após o cruzamento da Rua Augusta, se tornou um novo local de lazer e convivência para a população. O Belvedere Roosevelt oferece a moradores e visitantes arquibancada para descanso, acesso para food truck, iluminação qualificada, novo piso, bicicletário e jardins de chuva. O projeto de requalificação e a execução da obra foram iniciativas da São Paulo Urbanismo.