Reforma da Esquina Histórica

Desenvolvido pela SP Urbanismo, o projeto de requalificação da esquina das Avenidas Ipiranga e São João, na região central, tem o objetivo de torná-la um novo ponto de visitação na cidade, contribuindo para o resgate da vocação do centro histórico paulistano.

As intervenções estão divididas em duas áreas: Avenida Ipiranga (entre a Praça da República e a Avenida Rio Branco) e a região formada pelo encontro das ruas Conselheiro Nebias, dos Timbiras e Avenida São João.

Para a região da Avenida Ipiranga, o projeto prevê a reforma de calçadas com a troca de piso para maior segurança e acessibilidade ao pedestre, restauro dos postes de iluminação e novas placas de identificação de rua em modelos estilizados e inspirados numa São Paulo antiga.

O projeto propõe ainda o ordenamento da fiação aérea e subterrânea, o recapeamento asfáltico e a instalação de quatro esculturas em bronze em homenagem a figuras marcantes da história da esquina mais famosa da cidade. São elas: os músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, um fotógrafo de lambe-lambe e um jovem engraxate. As estátuas foram definidas junto à Secretaria Executiva de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET).

Para a área situada entre a Rua Conselheiro Nebias, Rua dos Timbiras e Avenida São João, será implantada uma praça. A instalação de mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e a manutenção e plantio de novas árvores também serão executados.

A requalificação urbanística da Esquina Histórica está inserida num plano mais amplo de requalificação do centro que prevê a implementação de ruas temáticas na cidade. Adensar e qualificar espaços públicos na região central, gerando mais oportunidades econômicas e sociais, são diretrizes da gestão municipal para a construção de uma cidade cada vez mais inclusiva.

As obras de requalificação foram entregues pela Prefeitura em dezembro de 2022.