Reforma da Esquina Histórica

 

Desenvolvido pela SP Urbanismo, o projeto de requalificação da esquina das Avenidas Ipiranga e São João, na região central, tem o objetivo de torná-la um novo ponto de visitação na cidade, contribuindo para o resgate da vocação do centro histórico paulistano.

As intervenções estão divididas em duas áreas: Avenida Ipiranga (entre a Praça da República e a Avenida Rio Branco) e a região formada pelo encontro das ruas Conselheiro Nebias, dos Timbiras e Avenida São João.

Para a região da Avenida Ipiranga, o projeto prevê a reforma de calçadas, alargamento das vias e renovação dos pisos com acessibilidade e cores diferenciadas. Para garantir maior segurança aos pedestres, haverá a implantação de faixa em formato de “x” (diagonal) para tornar mais rápida e segura a travessia.

Os postes de iluminação, semáforos e placas de identificação de rua serão substituídos por modelos no estilo retrô, e edifícios ganharão iluminação cênica.

O projeto propõe ainda a instalação de quatro esculturas em bronze em homenagem a figuras marcantes da história da esquina mais famosa da cidade. São eles: os músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, um fotógrafo de lambe-lambe e um tocador de realejo. As estátuas foram definidas junto à Secretaria Executiva de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET).

Já para a área situada entre a Rua Conselheiro Nebias, Rua dos Timbiras e Avenida São João, a proposta é requalificá-la com a ampliação das calçadas, redução do tempo de travessias, revitalização dos postes de iluminação existentes e ampliação de novos pontos de luz para pedestres.

A instalação de mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e a manutenção e implantação de novas árvores estão previstas para as duas áreas alvos do projeto.

A requalificação urbanística da Esquina Histórica está inserida num plano mais amplo de requalificação do centro que prevê a implementação de ruas temáticas na cidade. Adensar e qualificar espaços públicos na região central, gerando mais oportunidades econômicas e sociais, são diretrizes da gestão municipal para a construção de uma cidade cada vez mais inclusiva.

 

 

Clique na imagem abaixo para conhecer o projeto