NOTA DE ESCLARECIMENTO

As atividades de cerca de 260 telecentros foram suspensas em 1.o de abril (conforme Nota de Esclarecimento publicada na página da Secretaria de Serviços) por conta da impossibilidade de prorrogação dos contratos com o Idort, empresa que era responsável pela prestação de serviços, planejamento, atividades de inclusão digital e apoio para o gerenciamento do programa na cidade de São Paulo.

Lembramos que o contrato com a empresa findou em dezembro de 2012 e o mesmo vinha sendo prorrogado para garantir que não houvesse qualquer problema de descontinuidade no programa. A impossibilidade se deu em virtude de a documentação apresentada pela empresa, na última prorrogação, estar com a validade vencida e também pela não comprovação de regularização fiscal com o município, este último considerado imprescindível para o estabelecimento de qualquer tipo de contratação pelos órgãos das esferas públicas.

Desse total, 126 eram conduzidos por 121 entidades conveniadas, que se valiam também da programação da empresa.

Desde a suspensão, a Secretaria de Serviços, por meio da Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital, vem mantendo conversas com essas 121 entidades para que sejam responsáveis não só pela geração do conteúdo como também pelo funcionamento dessas unidades.

A Secretaria de Serviços está estudando parcerias com as Secretarias de Trabalho e de Educação para formatação de um novo modelo e instalação dos telecentros em espaços públicos.

Dessa forma, a expectativa é de que até o começo do próximo mês, essas 126 unidades voltem a funcionar.

Por fim, salientamos que os pagamentos reclamados pelo empresa já foram quitados. A manifestação dos ex-funcionários nada tem a ver com essa secretaria. Provavelmente, se deve ao fato da empresa não ter quitado as dívidas trabalhistas com seus funcionários, após o repasse feito pela prefeitura.