Ato de Lançamento da Consulta Pública do Programa de Expansão do WiFi Livre SP é adiado para o dia 18 de novembro

A consulta pública ficará aberta pelo período de 45 dias e pretende obter contribuições e sugestões por parte dos diversos interessados e da sociedade civil

No próximo dia 18 de novembro, às 14h30min, no 7º andar do Edifício Matarazzo - (Viaduto do Chá, 15), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços, irá lançar o Programa de Expansão do WiFi Livre SP, que terá parceria com a iniciativa privada. A consulta terá início no dia do ato e estará disponível pela internet, por meio da plataforma gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wifi. O objetivo é obter contribuições e sugestões dos munícipes, identificando novas localidades, tipos de intervenções e alternativas de viabilização e execução do Programa de Expansão do WiFi Livre SP.

A consulta pública ficará aberta pelo período de 45 dias e o munícipe poderá apoiar uma proposta enviada por outra pessoa, ou enviar sua própria proposta, incluindo foto do local sugerido, endereço, informações específicas e a descrição do “porque você sugere este local para instalação do WiFi Livre SP”. No tocante à sugestão de intervenções, a participação será via formulário, permitindo ao usuário opinar entre outras coisas, sobre o mobiliário urbano, espaço para recarga de celular e equipamentos para recreação. Também será permitido o cadastro voluntário de agentes promotores de intervenções urbanas interessados em participar do futuro programa.


O Ato de Lançamento conta com o apoio do Gabinete da Vice-Prefeita Nadia Campeão.


A plataforma utilizada foi desenvolvida pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).


Dúvidas podem ser enviadas para consultawifi@prefeitura.sp.gov.br

WiFi Livre SP

O WiFi Livre SP é um programa que visa tornar a internet banda larga acessível ao usuário, em locais públicos de grande circulação de pessoas na cidade, entre praças e parques, além de promover a ocupação desses espaços.


Os 120 pontos existentes estão distribuídos da seguinte forma: 23 na região central, 18 na Zona Norte, 36 na Leste, 28 na Sul e 15 na Zona Oeste.

Os usuários têm direito a uma velocidade individual e efetiva de 512 kbit/s, estável e de qualidade, suficiente para assistir a vídeos, baixar arquivos e navegar pela Internet. Qualquer munícipe pode se conectar desde que possua um aparelho compatível com o padrão wifi. Não é preciso ter cadastro para navegar.