Quarta ação sobre a Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital conquista público em Itaquera

O evento que tem acontecido desde setembro chegou a Itaquera na quinta-feira, 29 de outubro, no Auditório da Subprefeitura de Itaquera, com salão cheio e muitas perguntas dos ouvintes.

                      Depois de passar pela Cidade Tiradentes, Centro e Penha, a equipe da Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital e da ITS Brasil chegaram ao bairro de Itaquera para apresentar o projeto da rede pública de Laboratórios de Fabricação Digital. A sensibilização durou apenas uma hora e meia e, com o auditório cheio, contou com apresentação do que é um Fab Lab, dos equipamentos que estarão disponíveis nele e da programação para depois da inauguração.

               

                     Mesmo ainda sem datas marcadas, estão previstas mais oito sensibilizações, afinal a idéia, segundo Juliana Pessoa, coordenadora do projeto, é que se tenha sempre esse tipo de evento. As próximas reuniões vão seguir o padrão das quatro anteriores: sensibilizar nas regiões onde serão instalados os Fab Labs para que, mais tarde, o continue acontecendo em locais mais afastados, para impactar a população de outras regiões. Além de tirar dúvidas da população que será atingida em um primeiro momento, o evento serve também para divulgar o projeto.

                   Juliana explica a importância de se gerar interesse e como isso se dá por várias formas: sensibilização, redes sociais e cursos presenciais. A primeira etapa está se desenvolvendo e as redes sociais e o site dos laboratórios de fabricação digital estão prestes a serem lançados. Os cursos virão em uma segunda etapa, de caráter amplo e aberto a todos e todas (a partir de dez anos de idade). Por ora, a Prefeitura de São Paulo e a ITS Brasil se empenham em mostrar às pessoas como a tecnologia livre e compartilhada pode se tornar parte da vida delas.