Projeto-jornal Lê que eu te Conto promove última oficina do mês no dia 30 de julho

O jornal da comunidade de Santa Inês e Nossa Senhora Aparecida, idealizado pelo Coletivo Cultural Mundo em Foco e concretizado pelo edital Redes e Ruas, apresenta seu último encontro sobre poesia com a mediação de Rafael Carnevalli.

   Na quinta-feira, 30 de julho, às 13:30 começa a última oficina do ciclo de julho do projeto Lê que eu te conto. Ao longo desse mês, as reuniões tiveram como foco a produção de poesias e foram conduzidas por Rafael Carnevalli, um dos integrantes do Movimento Aliança da Praça, o M.A.P. – iniciativa popular de sarau que tem estimulado muito o interesse pela literatura.

   Segundo Maurício Alexandre, integrante do Mundo em Foco, a ânsia por um jornal local, feito por e para a comunidade já existia há muito tempo. Os jovens, inclusive, já tinham produzido a primeira edição, mas não tinham como lançar. O edital Redes e Ruas foi a possibilidade de desarquivar esse jornal e colocá-lo em circulação.

 

   Nas oficinas desse mês, os presentes desenvolveram a escrita e trabalharam a enunciação. A dinâmica é de um envolvimento entre todos, distante do esquema de palestra ou aula, uma evolução enquanto coletivo e troca – de experiências, obras e palavras. Há ali a construção de um espaço acolhedor, livre de julgamentos, no qual até as pessoas mais tímidas declamam sem medo.

   Carnevalli fala sobre esse espaço seguro e como "os telecentros precisam ser ressignificados", como poderiam ser entendidos "não só como um lugar de acesso a computadores, mas como acesso à cultura" em um âmbito mais geral: poesia, prosa, jornalismo, encontros. Lê que eu te conto é um projeto que apresenta abertura, além de proporcionar uma atuação direta na vivência de todas as pessoas da comunidade.


Lê que eu te conto
Quando: 30 de julho, das 13:30 às 15:30.
Onde: Telecentro ACDEM – Rua Américo Lobo, 100.
Quanto: oficina gratuita e aberta.