Wi-fi livre já está em mais de 70 locais públicos da cidade

Fernando Haddad entregou o serviço no Largo da Concórdia, na região do Brás, na zona leste. Outros seis pontos foram inaugurados na zona leste

Em visita à região do Brás, zona leste da cidade, o prefeito Fernando Haddad, junto aos secretários Simão Pedro (Serviços), Denise Motta Dau (Política das Mulheres), e o subprefeito da Mooca Evando Reis, aproveitou a oportunidade para usar o sinal do WiFi Livre no Largo da Concórdia, que está ativo desde 25/09. A zona leste já possui 21 praças em pleno funcionamento, 9 em implantação e 6 em projeto; em toda cidade já são 71 locais com o WiFi Livre e até o final do ano serão as 120.

O WiFi Livre do Largo da Concórdia permite o acesso simultâneo de 150 pessoas navegando à 512 kbits/s efetivos por usuário e esse número pode dobrar quando necessário utilizando-se da degradação proporcional da rede. Para navegar não é solicitado nenhum tipo de cadastro ou autenticação, basta ter um dispositivo compatível à tecnologia WiFi, a maioria dos notebooks, tablets e smartphones estão aptos ao acesso.

O distrito do Brás possui grande tradição no comércio e possuí um grande fluxo de consumidores e trabalhadores que visitam o bairro, Haddad disse ainda que o Brás é uma referência para o Brasil e que tem tomado atitudes para melhorias na região. “Fizemos algumas correções importantes na limpeza, na qual o Simão também ajudou, e muitos comerciantes colaboraram”, destacou Haddad.

O prefeito destacou que o custo da internet doméstica não é barato e que a internet gratuita nas praças é uma conquista do cidadão “O poder público oferecendo internet de graça em toda cidade dá garantias para que o jovem, o trabalhador, venha a uma praça como essa e acesse seus e-mails e os conteúdos que ele quer ver. Tudo isso sem custo”, afirmou Haddad .

Hoje (15/10) seis praças na zona leste entraram em operação, são elas: Praça São Luis do Curu (Água Rasa),Praça Ciro Pontes (Mooca), Parque Santa Amélia (Itaim Paulista), Praça Oslei Francisco Borges (Iguatemi), Praça do 65/Pombas Urbanas (Cidade Tiradentes) e Praça Cecília Marques de Araújo (Lajeado).

“O prefeito pediu que contemplássemos os pontos mais importantes, como a Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Praça da Liberdade, mas também ao menos uma praça em cada distrito. Assim locais nas periferias também são beneficiados por este projeto tão importante que democratiza a comunicação e a reocupação dos espaços pelo cidadão”, afirmou Simão Pedro, salientando a universalização do projeto, que não fica restrito às regiões centrais e mais emblemáticas da cidade e contemplará todos os 96 distritos da capital.

WiFi Livre SP

O projeto WiFi Livre oferece à população internet de qualidade em 120 espaços da capital. A velocidade é de 512 kbits/s efetivos e estáveis por usuário para download e upload, está velocidade é suficiente para baixar arquivos, navegar na internet e acessar redes sociais.

Para acessar basta ter um dispositivo compatível com a tecnologia WiFi (tablets, celulares, notebooks, etc) e homologado pela Anatel.

Mais informações e lista das 120 praças: http://wifilivre.sp.gov.br/index.php