São Paulo está entre 119 cidades do mundo com nota máxima em ação climática

São Paulo é uma de 119 cidades que receberam a pontuação máxima em ação climática do CDP, organização sem fins lucrativos relacionada com o impacto ambiental.

São Paulo foi reconhecida pelo CDP, organização global sem fins lucrativos que gere o sistema de divulgação ambiental mundial para empresas, cidades, estados e regiões, como uma das 119 cidades em todo o mundo que estão assumindo uma liderança ousada em ação e transparência ambiental. Por meio de ações da Prefeitura, a capital já cumpriu ou está cumprindo várias ações que são fruto do PlanClima SP e também da sua integração com os demais planos que cruzão com a questão climática, como o Programa de Metas, Agenda 2030, Plano Municipal de Saúde, Plano Municipal de Arborização e outros.  

 

Concebida para encorajar e apoiar cidades no reforço da sua ação e ambição climáticas, a A-List de Cidades do CDP baseia-se em dados ambientais divulgados por cidades através do CDP-ICLEI Track.  Um movimento claro está se desenvolvendo pela ação e divulgação climáticas de cidades – 939 delas receberam uma pontuação CDP para a sua ação climática em 2023. Neste ano, pouco mais de uma em cada dez cidades classificadas pelo CDP (13% dessas cidades) obteve um A.  

 

Para obter um A, uma cidade precisa divulgar seus dados publicamente, possuir um inventário de emissões na escala comunitária e ter publicado um plano de ação climática. Também tem que realizar uma avaliação completa de riscos e vulnerabilidade climática e ter uma meta de adaptação climática para demonstrar como irá lidar com perigos já encontrados e esperados. Muitas cidades da A-List também adotam um conjunto de outras ações de liderança, incluindo o empenho político do Prefeito em lidar com as alterações climáticas.   

Os dados referentes à cidade de São Paulo foram meticulosamente compilados e enviados pela equipe da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas do município de São Paulo (SECLIMA). O processo envolveu a coleta abrangente de informações, organização criteriosa dos dados e preenchimento detalhado dos requisitos estabelecidos para a avaliação. A SECLIMA assegurou a precisão e a integridade desses dados, demonstrando o comprometimento em fornecer uma contribuição substancial para a análise e avaliação da cidade no contexto das práticas climáticas, conforme definido pelos critérios estabelecidos.

As cidades da A-List demostram a sua liderança climática através de ações eficazes, tal como será pedido aos governos nacionais que fizessem na COP28. Cidades na A-list realizam quatro vezes mais de medidas de mitigação e adaptação do que cidades não incluídas na lista.   

São Paulo e as outras 118 cidades na A-List deste ano também são celebradas por demonstrarem que a ação climática urgente e com impacto - desde os objetivos ambiciosos de redução de emissões até a criação de resiliência contra as alterações climáticas - é viável ao nível global e em cidades com diferentes realidades e prioridades climáticas. No entanto, esta ação tem de ser mais profunda e mais rápida.    

São Paulo já cumpriu ou está cumrpindo algumas ações, que são fruto não somente do PlanClima SP, assim como da sua integração com os demais planos setoriais da Prefeitura que apresentam transversalidade com a variável climática, como o Programa de Metas, Agenda 2030, Plano Municipal de Saúde, Plano Municipal de Arborização e outros.
Entre os resultados mais evidentes, destacam-se:

Sobre o CDP   
O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que gere o sistema de divulgação ambiental mundial para empresas, cidades, estados e regiões. Fundado em 2000 e trabalhando com mais de 740 instituições financeiras com mais de US$ 136 biliões em ativos, o CDP foi pioneiro na utilização de mercados de capitais e de contratação empresarial para motivar as empresas no sentido de divulgarem os respetivos impactos ambientais e de reduzirem as emissões de gases com efeito de estufa, preservarem os recursos hídricos e protegerem as florestas.      

Mais de 24.000 organizações em todo o mundo divulgaram dados pelo CDP em 2023, bem como mais de 1100 cidades, estados e regiões. O CDP é membro fundador de: iniciativa Science Based Targets, We Mean Business Coalition, The Investor Agenda e iniciativa Net Zero Asset Managers. Visite cdp.net ou siga-nos em @CDP para saber mais.