OFICINA DE GOVERNO ABERTO - SER OU NÃO SER, UM CONSELHEIRO MUNICIPAL - O PAPEL E O ENGAJAMENTO NOS CONSELHOS (LIVE)

PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Essa oficina faz parte do PROGRAMA AGENTES DE GOVERNO ABERTO, edital N° 01/2021 – SGM/CGM – Edital de Credenciamento de Agentes de Governo Aberto.

O Programa Agentes de Governo Aberto tem como objetivo capacitar e engajar a sociedade civil no exercício da cidadania por meio da agenda de governo aberto, levando para todo o território da cidade de São Paulo as iniciativas de transparência, participação social, inovação e integridade. O Programa já capacitou mais de 32 mil pessoas, sendo premiado no Fórum de Inovação Social no Setor Público, reconhecido como prática governamental replicável pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) e finalista na categoria de Inovação em serviços e políticas públicas no 3º Premia Sampa 2018 As formações têm caráter teórico-prático e são ministradas pelos Agentes de Governo Aberto, pessoas físicas cujos projetos foram credenciados por meio do Edital de Credenciamento.

OBJETIVOS:

Aumentar o interesse pelos Conselhos Municipais: Participação, candidaturas e diminuir a evasão.

CONTEÚDO:

-Introdução: Sobre a importância da participação cidadã, quais os tipos de Conselhos Municipais, suas diferenças e semelhanças, periodicidade e eleições.

- Perguntas e debate: Qual é o papel do Conselheiro Municipal?

- Atividade: Proponha um projeto para o Conselho Municipal com o qual mais se identifica.

- Apresentação e debate

METODOLOGIA:

Oficina online de 2h30min, realizada via plataforma de reunião (Microsoft Teams), com presença obrigatória de 100%, aferida via formulário web.

Introdução expositiva com o auxílio de slides (40 min)

Dúvidas e debate (40 min)

Atividade (10 min)

Apresentação e Debate (1h)

PÚBLICO-ALVO:

1 - Agentes públicos da PMSP,

2 - Agentes públicos de outras esferas de governo

que tenham interesse em políticas públicas e cidadania

CARGA HORÁRIA: 2:30 horas

AVALIAÇÃO:

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Beatriz Wundrack de Arruda

Empreendedora Social, já atuei como coordenadora de projetos, sobretudo no período em que era Diretora de uma OSCIP.

Estou no meu 6º ano consecutivo como Conselheira Municipal e assumi todas as responsabilidades que poderia ter assumido dentro destes Conselhos; fiz parte de grupos de estudo, apresentei e executei projetos, protocolei ofícios e representei munícipes.

Em 2016, eu ouvi falar do Conselho Participativo Municipal e me candidatei, sem saber o que esperar, fiquei na posição de suplente e posteriormente em 2017, fui empossada como titular e cheguei a ser Secretária no mesmo ano. Fui reeleita em 2018 e ocupei a posição de Coordenadora por duas vezes. Em 2020, me recandidatei a Conselheira, dessa vez do CADES, onde cumpro mandato atualmente.

Eu conheço o potencial que a participação cidadã pode ter na gestão de políticas públicas e a

importância da manutenção desse “espaço” para que o munícipe seja ouvido em seus anseios e possa ajudar na construção de seu futuro