PROGRAMA DE ENSINO DE LÍNGUAS EM ÂMBITO INSTITUCIONAL - LEITURA E EXPLORAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DO INGLÊS – MÓDULO I

GESTÃO DE PESSOAS E HABILIDADES INTERPESSOAIS

Esse curso vem preencher uma lacuna na área de conhecimento institucional, reconhecendo a importância da lingua inglesa em todo mundo, ao promover a possibilidade de esclarecer características fundamentais da lingua, principalmente quem tem a necessidade de realização de pesquisas e consultas, no âmbito do exercício de suas atividades profissionais na PMSP. O curso visa incentivar a leitura e compreensão de textos em inglês para fins de aplicação no trabalho ou exercício cultural e cognitivo. Como efeito secundário, promove a melhoria da Lingua Portuguesa, visto que estudos de linguas estrangeiras trazem benefício da lingua nativa. 

 

OBJETIVOS:

Incentivar a leitura e compreensão de textos em inglês para fins de aplicação no trabalho ou como exercício cultural e cognitivo; melhorar a cognição na lingua portuguesa, visto que estudos de línguas estrangeiras trazem benefícios ao uso da lingua nativa.    

CONTEÚDO

1. ESTUDO DAS PALAVRAS HOMÓFONAS, DISTRIBUÍDAS EM FRASES E EXPRESSÕES.

2. SINGULAR E PLURAL; MASCULINO, FEMININO E NEUTRO;

3. CONJUGAÇÃO VERBAL E TEMPOS VERBAIS MAIS USUAIS;

4. FORMAÇÃO FRASAL;

5. ESCRITA, PRONÚNCIA E USO DE PALAVRAS USUAIS E ESPECÍFICAS;

6. OCLUSÃO DE LETRAS E SÍLABAS. 

 

METODOLOGIA

Aulas presenciais expositivas. Serão oito envontros de 2 horas cada um, totalizando 16 horas de curso em sei encontros (aulas) de 2 horas, totalizando 12 horas. 

PÚBLICO-ALVO 

Ordem de Preferência:

1 - Agentes públicos

2 - Agentes públicos de outras esferas de governo

3 - Sociedade Civil

 

CARGA HORÁRIA

16 horas       

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 75%.

Conceito mínimo: Bom 

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: Euro de Barros Couto Junior

(1) Possui: (a) graduação (licenciatura) em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tibiriçá (1984); (b) graduação (bacharelado) em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (1990); (c) mestrado (2002) e (d) doutorado (2004) em Cultura e Literatura Russas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP - especialidade: História da Música Russa); (e) doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009 - especialidades: Bioestatística e Amostragem Não-paramétrica); e (f) especialização (2016) em Estatística Aplicada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). (2) A partir de agosto de 2007, passou a integrar o Grupo de Lógica e Teoria da Ciência (IEA-USP), como membro colaborador. (3.1) Trabalhou: (a) na Prefeitura do Município de São Paulo, como estatístico efetivo, entre junho de 1992 e junho de 2007; (b) na Faculdade de Medicina da USP (LIM-01, Informática Médica), como estatístico comissionado, entre junho de 2007 e dezembro de 2008; (3.2) Voltou a exercer suas atividades, na Prefeitura do Município de São Paulo, como servidor efetivo, a partir de 1º de janeiro de 2009, e atualmente trabalha na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP).