OFICINA DE GOVERNO ABERTO - POR UM FUTURO SUSTENTÁVEL (LIVE)

PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Essa oficina faz parte do PROGRAMA AGENTES DE GOVERNO ABERTO, edital N° 01/2021 – SGM/CGM – Edital de Credenciamento de Agentes de Governo Aberto.

O Programa Agentes de Governo Aberto tem como objetivo capacitar e engajar a sociedade civil no exercício da cidadania por meio da agenda de governo aberto, levando para todo o território da cidade de São Paulo as iniciativas de transparência, participação social, inovação e integridade. O Programa já capacitou mais de 32 mil pessoas, sendo premiado no Fórum de Inovação Social no Setor Público, reconhecido como prática governamental replicável pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) e finalista na categoria de Inovação em serviços e políticas públicas no 3º Premia Sampa 2018 As formações têm caráter teórico-prático e são ministradas pelos Agentes de Governo Aberto, pessoas físicas cujos projetos foram credenciados por meio do Edital de Credenciamento.

OBJETIVOS:

Propiciar aos participantes um processo de reflexões conceituais, de conhecimento sobre os 17 Objetivos de Sustentabilidade da ONU, para que possam aplicá-los em suas atuações pessoais e profissionais.

CONTEÚDO:

O Oficina será dividia em 2 módulos:

Módulo 1: Primeiramente, será realizada uma rodada de apresentação entre todos os participantes, para que todos se conheçam; em seguida será feito uma dinâmica onde cada participante deverá pontuar 3 dos principais problemas que cada um enxerga como os mais graves em nossa sociedade. A partir dessa reflexão, darei início a parte teórica do curso apresentando dados sobre a situação social, econômica e ambiental no planeta e também

sobre a origem e o histórico de formação da Agenda 2030. Após essa introdução, explicarei quais são os 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e abordarei outras temáticas relativas a eles como os conceitos de Economia Donut, Urbanismo ecológico, Autopoiese Urbana, Ecologia Industrial e Metabolismo Urbano.

Módulo 2: Nessa segunda etapa, serão introduzidos mais conceitos relacionados às ODS, como Direito à Cidade, Serviços Ecossistêmicos, o conceito de Lixo Zero, Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e Infraestrutura-Verde; e serão apresentados programas e projetos que mostrem a implementação efetiva dos ODS, citando exemplos locais e ao redor do mundo. Em seguida, tratarei da questão de análises de dados, metas, indicadores e formas de participação e controle social, citando referencias conceituais e práticas. Por último, será feito uma dinâmica na qual, os participantes vão pensar na “cidade/bairro ideal” e tentarão aplicar os ODS na pratica, considerando as problemáticas que eles mencionaram no primeiro módulo.

METODOLOGIA:

Oficina online de 5 horas, dividida em 2 (dois) encontros de 2h30min, realizada via plataforma de reunião (Microsoft Teams), com presença obrigatória de 100%, auferida via formulário web.

A oficina alternará aulas teóricas com dinâmicas com os participantes. Para as dinâmicas serão utilizados recursos como debates virtuais, as salas temáticas e plataformas digitais como Miro e Trello que serão introduzidos como uma opção a quem se interessar. Os conteúdos terão enfoque participativo, orientados pelo “aprender fazendo”. As oficinas terão como elemento de orientação metodológica o cenário real dos participantes.

Nas primeiras, trarei todos os conceitos, aplicações, bem como relatarei minhas experiências direta com a implementação dos ODS. Em relação às dinâmicas, esse será o momento de ouvir os participantes e fazer com que eles se apropriem desses conceitos e possam aplicar às suas realidades. Todo o conteúdo trabalhado está atualizado e alinhado com aqueles propostos na Agenda 2030.

A oficina será gravada e a participação no evento indica anuência tácita da gravação.

PÚBLICO-ALVO:

1 - Agentes públicos da PMSP,

2 - Agentes públicos de outras esferas de governo

que se interessem pela temática de sustentabilidade. Particularmente, será

fundamentalmente interessante para todos que atuam nas secretárias públicas destinadas ao planejamento urbano e meio ambiente e todos aqueles que atuam em projetos e movimentos sociais e ONGs.

CARGA HORÁRIA: 5 horas

AVALIAÇÃO:

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Gabriela Rosa

Ecóloga (UNESP), especialista e mestre em Arquitetura, Engenharia Civil e Urbanismo (UNICAMP/UNESP) e doutoranda em Ecologia e Biodiversidade (UNESP). Realizou intercambio na Università di Bologna (Itália) e no INECOL(México)