PARA ALÉM DAS VACINAS – ESPERANÇAR UM SUS MELHOR É LUTAR POR ELE TODOS OS DIAS! (LIVE)

PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

A oficina Para além das vacinas – Esperançar um SUS melhor é lutar por ele todos os dias! Convoca todas e todos a participarem da construção de um SUS ainda mais eficaz para todos nós. Passeando pelo conhecimento sobre a história do SUS e seus princípios e partindo para a descoberta da Educação Popular em Saúde como forma de participar efetivamente na construção e controle social do Sistema, mostrando que podemos fazer muito mais juntando os equipamentos de saúde, profissionais e comunidade em prol de um SUS mais fortalecido. O SUS está sendo um gigante no combate à pandemia, que seria de nós sem ele? Mas você sabia que ele ainda é muito mais? Depois da pandemia precisaremos dele ainda mais fortalecido, para além das hashtags e da comemoração quando a gente toma a vacina precisamos fazer acontecer e você pode participar disso! Venha entender e/ou fortalecer o seu papel como cidadão no controle social do SUS, ajudando a melhorar o seu cuidado à saúde do Brasil!

OBJETIVOS

Conhecer a história do SUS, seus princípios e importância; sensibilizar para participação popular; aproximar-se dos mecanismos de controle social; reconhecer a educação popular; Criar redes e dispositivos para multiplicação do saber.  A oficina pretende contribuir no sentido de compartilhar conhecimentos e experiências sobre o SUS, bem como sensibilizar as pessoas para se implicarem na construção efetiva de um SUS melhor feito por todas e todos.          

CONTEÚDO

  1. Acolhimento, chegança, apresentação de todas e todos
  2. Inédito viável
  3. O que você sabe sobre o SUS?
  4. História Da saúde pública no Brasil e acriação do SUS
  5. Princípos organizativos e doutrinários
  6. O que é controle social? Você participa?
  7. Tipos de controle social
  8. Quais os desafios para o orçamento e financiamento do SUS?
  9. As deliberações do conselho de saúde interferem na tomada de decisão da gestão? Qual o papel do conselho e dos movimentos sociais para garantia do SUS? Como tem sido as experiências de controle social em tempos de COVID?
  10. Educação popular em saúde
  11. Estratégias de multiplicação

 

METODOLOGIA

Enquanto metodologia, para ser coerente com o conteúdo da oficina, trilharemos o caminho da educação popular, cujos princípios dialogam com o SUS. A mesma defende que estamos todos em processo de aprendizado, que não há saber menor ou maior, que nossas experiências também são conhecimento e apostam na amorosidade, construção compartilhada, diálogo, problematização e compromisso com a construção de um projeto democrático e popular. Sempre respeitando a cultura das pessoas, adaptando a linguagem ao público, preocupada e atenta aos interesses do coletivo e pensando em tornar a pessoa implicada nos processos de construção.  A mesma traz também a ideia de acolhimento e escuta ativa. Bem como o uso de metodologias ativas, mas não apenas como uma forma de fazer com que o objeto estudado seja divertido, mas principalmente trazendo conexão das metodologias com o conteúdo e fortalecendo a criticidade dos sujeitos, a arte e a cultura. Para ter o certificado emitido os participantes precisarão ter 100% de participação, ou seja, participar dos dois encontros de 2h e 30 minutos cada um e preencher a ficha de presença/avaliação da oficina via Google Forms.

PÚBLICO ALVO

Preferencialmente profissionais de saúde e da Assistência, mas é aberta à qualquer profissional e/ou cidadão que tenha interesse em conhecer mais o SUS e a Educação Popular em Saúde. Bem como se engajar nos mecanismos de controle social do Sistema Único. A oficina é aberta para qualquer pessoa que queira exercer seu direito (e dever porque não?) enquanto cidadão e incidir nas políticas públicas de saúde. 

CARGA HORÁRIA

5 horas         

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Nataly de Oliveira Sousa - Sou profissional de educação física formada pela Universidade de Pernambuco (UPE) com especialização do tipo Residência Multiprofissional em Saúde mental pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM-UPE) onde vivenciei o Sistema Único de Saúde (SUS) e todo seu diálogo intersetorial (com a assistência, educação, cultura, conselhos, etc.), a partir de experiências no Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (NASF-AB) e nos Centros de Atenção psicossocial (CAPS) Infantil, adulto, álcool e outras drogas (ad) e 24h.  Lá também fui idealizadora e produtora do RacioCine Camaragibe, um cine debate nas comunidades junto à Priscila Viégas (hoje Conselheira Nacional de Saúde) com oficinas, intervenções culturais e debate nas praças de cinco regiões do município. Fiz estágio estratégico na Gerência Estadual de Saúde mental da Secretaria Estadual de Saúde de PE por três meses, onde pude auxiliar no processo de desinstitucionalização do Hospital psiquiátrico de Barreiros. Além disso fui trabalhadora do NASF III do município de Camaragibe (PE) em 2019. Bem como monitora e educadora popular em saúde no curso EdpopSUS fruto da parceria de movimentos sociais, com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Atualmente sou mestranda em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP) onde estudo a saúde mental ofertada pelo SUS para mulheres mães e o uso da Educação popular em saúde como mecanismo de prevenção, cuidado e formação de profissionais na lida da Depressão Pós-Parto (DPP). Também integro a Articulação Nacional de movimentos e práticas em Educação Popular e Saúde (ANEPS).