VOCÊ SABE O QUE É GOVERNO ABERTO? – AMIGOS DO SABER EXPLICA (LIVE)

PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

 Acredito que essa oficina tem alto potencial de melhoria da interação entre poder público e cidadãos, além de engajar servidores públicos com o compromisso de governo aberto, através da apresentação do novo modo de governança pública.
Ademais, é uma ferramenta para combater polêmicas fomentadas pela desinformação das práticas públicas por parte da população. Por fim, espera-se incentivar a participação e o controle social e a aproximação do Estado e sociedade. E como consequência, fortalecer a democracia, criação de políticas públicas mais eficientes, fortalecer os espaços de escuta e sinalizar demandas.

OBJETIVOS
Ao final da ação os participantes serão ser capazes de entender o conceito de Governo Aberto e seus pilares fundamentais, possibilidades de participação social já existentes e a história da administração pública no Brasil.

CONTEÚDO
Detalhe em tópicos
1. Apresentação
2. Introdução
3. O que é governo Aberto
4. Contexto Global
5. Contexto histórico do Brasil
    5.1 Administração Patrimonial
    5.2 Administração Burocrática
    5.3 Administração Gerencial
    5.4 Governança Pública
6. Pilares
    6.1 Participação Social
    6.1 Inovação/ Tecnologia
    6.2 Accountability
    6.4 Transparência
7. Dúvidas e debates

METODOLOGIA
Será utilizada a apresentação em PowerPoint para a exposição de conteúdos em ambiente virtual utilizando o Google Meet e terá a duração de 2h30 min. Haverá um espaço para apresentação dos participantes com o fito de engajar as pessoas no assunto e contará com perguntas interativas e será estruturada sempre que possível com base em questões apontadas pelos participantes conforme a apresentação visual. Por exemplo, antes das explicações, levantar questões como, o que é governo aberto e burocracia. Ao final, será aberto para a troca de conhecimento com perguntas, comentários e debates. A oficina será gravada e a participação no evento indica a anuência tácita da participação na gravação.

PÚBLICO ALVO
A oficina é voltada para público amplo, sem pré-requisitos, de modo a fazê-la a mais acessível possível. A oficina será gravada e a participação no evento indica a anuência tácita de participação na gravação.

CARGA HORÁRIA
2h 30m

AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Victoria Beatriz Silva dos Santos - é discente de Administração Pública na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e pesquisa gestão e sustentabilidade acadêmica de periódicos científicos brasileiros pertencentes à área da educação.

EDUCADOR: João Victor da Motta Baptista - é Doutorando e mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP), bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha como Assessor Especial da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo. Colabora com o Instituto Observatório Social (IOS) e integra o grupo de pesquisa Observatório do Regionalismo (vinculado a REPRI). Atua com os seguintes temas: regionalismo e integração regional, participação social, partidos políticos, sindicatos, grupos de interesse e mundo do trabalho."