SAÚDE VOCAL - LIVE

GESTÃO DE PESSOAS E HABILIDADES INTERPESSOAIS

Em 11 de fevereiro de 2004 foi criada a Lei municipal nº 13.778, que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Saúde Vocal, que foi regulamentada em 24 de maio de 2005 pelo Decreto nº 45.924. Maioria dos servidores públicos atua junto à população utilizando a voz como instrumento de trabalho. Alterações vocais podem surgir em sujeitos que utilizam a voz de maneira inadequada ou que abusam da voz. 

OBJETIVOS
Promover a saúde Vocal para as diversas categorias profissionais de servidores municipais que utilizam a voz em sua função. 

CONTEÚDO
1. Fisiologia Vocal/Como a Voz é produzida
2. Cuidados com a Voz
3. Postura e Respiração
4. Articulação e Ressonância
5. Comunicação e Expressividade Vocal
6. Ambiente de Trabalho e Voz
7. Lei municipal nº 13.778 de 11 de fevereiro de 2004, que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Saúde Vocal, que foi regulamentada em 24 de maio de 2005 pelo Decreto nº 45.924.

METODOLOGIA
Duas aulas on-line, em tempo real (síncronas) utilizando a plataforma do Google Meet ou similar, com duração de 2horas e 30min cada, totalizando 5 horas on-line. Duas atividades a serem realizadas pelos participantes, totalizando mais 1 hora de curso com atividades. A primeira atividade, antes do início do curso, é um questionário de identificação e um Índice de Triagem do Distúrbio da Voz (ITDV), que será enviado para os participantes, por e-mail, após confirmarem sua participação. Após a primeira aula síncrona o participante receberá uma devolutiva dessa atividade, se a quantidade e a frequência dos sintomas que apresenta são indícios de um problema vocal. A segunda atividade será um questionário sobre ambiente de trabalho e voz (Saúde/Trabalho) e será disponibilizado na plataforma do Google – Classroom, após a primeira aula síncrona e deverá ser respondida antes da segunda aula. Para conclusão é necessário 100% de frequência nas aulas on-line e entrega das duas atividades no prazo estipulado. A primeira atividade deve ser entregue até dois dias antes na primeira aula síncrona e a segunda atividade até dois dias antes da segunda aula síncrona.

PÚBLICO ALVO
Agentes públicos municipais que utilizam prioritariamente a voz na sua atividade profissional. 

CARGA HORÁRIA
6 horas
Curso misto: 5 horas de encontro virtual (LIVE) e 1 hora de atividades (não presencial) 

AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%
Conceito mínimo: Bom 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA
Thelma Mello Thomé de Souza Pereira - ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Fonoaudióloga Encarregada do Setor de Fonoaudiologia da Coordenadoria de Gestão de Saúde do Servidor (COGESS/SEGES) da Prefeitura do Município de São Paulo; Coordenadora do Programa Municipal de Saúde Vocal do Município de São Paulo; Organizadora e tutora do curso EaD “Promovendo o Bem-estar Vocal do Professor”, pela COGESS, desde 2014. FORMAÇÃO: Curso de Aprimoramento/Reciclagem em Voz – (2019/2020) – CEFAC; Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (2014/15) – FIOCRUZ; Curso de Aprimoramento Práticas em Promoção da Saúde (2008) – Faculdade de Saúde Pública da USP; Mestrado em Distúrbios da Comunicação (1995/98) - PUC/ SP; Especialista em Voz, nº 1139/00; Curso de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (1990/91) – CEFAC; Fonoaudiologia (1984/87) - PUC/ SP.

EDUCADORA
Helena Tieko Hagamachi Takahashi - ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Fonoaudióloga da Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor (COGESS)/ SEGES; Tutora do Curso EAD "Promovendo o Bem Estar Vocal do Professor", pela Cogess, desde 2014. FORMAÇÃO: Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em junho/1987; Curso de Formação em Acupuntura pela Sociedade Brasileira de Medicina Oriental (SBEMO), em 1997; Curso de Formação em Práticas Integrativas e Complementares nas modalidades de: Lian Gong em 18 Terapias (2011), Tai Chi Pai Lin (2013) e Xiang Gong - Treinamento Perfumado (2016), pela Unidade de Medicina Tradicional Centro (UMTC); Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em 2015; Curso de Formação de Práticas Integrativas e Complementares da Medicina Chinesa, pela Palas Athena, em 2017.