GESTÃO DA LIDERANÇA - LIVE

Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

O perfil de líder requer diferentes habilidades e competências tais como a capacidade de se relacionar bem com a equipe, ser aberto ao diálogo, administrar conflitos e negociar interesses. Todos esses são fatores fundamentais e de relevância para uma liderança plena, a fim de inspirar outros funcionários.

Poucas coisas podem incentivar mais um funcionário do que ser comandado por um líder que não se interessa apenas por seu trabalho e pelo desenvolvimento de seus colaboradores, mas também que sente prazer em realizar suas funções. Quanto mais interessado for um líder em relação ao seu universo de trabalho e ao melhor desempenho de seus colaboradores, mais segurança e incentivo estará transmitindo.

Conhecer o cenário que permeia sua atuação proporcionará diversas ferramentas para sua comunicação e gerenciamento de equipes, ou ao seu autodesenvolvimento, possibilitando a promoção de ações engajadas de forma espontânea, e consequentemente, estimular o crescimento e o sucesso profissional e organizacional.

OBJETIVOS
Desenvolver e aprimorar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes das pessoas que exercem cargos ou funções de liderança, de maneira a possibilitar o aperfeiçoamento prático, indicando ferramentas para a construção de equipes de alta performance.

CONTEÚDO

  • Abertura
  • Percepção do cenário da liderança
  • Definição e desenvolvimento da cultura organizacional
  • Administração do tempo
  • Motivar ou estimular?
  • Equipes de alta performance
  • Autodesenvolvimento
  • Identificação do cenário de tomada de decisão e inteligência emocional
  • Critérios: aspectos emocionais e racionais
  • Análise e escolha das alternativas
  • Componentes da inteligência emocional
  • Habilidades intrapessoais e interpessoais
  • Tipos de conflito
  • Causas do conflito
  • Estratégias para solução do conflito
  • Fases da solução do conflito
  • Estilos de negociação de interesse
  • Táticas de negociação de interesse
  • Consequências do conflito
  • Introdução aos assédios moral e sexual
  • Assédios na administração pública
  • Práticas que caracterizam os assédios
  • Consequência dos assédios
  • Denúncias dos assédios
  • Conclusão do curso

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos municipais, preferencialmente ocupantes formais de cargos em comissão voltados ao exercício da liderança, que exerçam esses papéis formalmente, ou que estejam sendo preparados para isso; e demais agentes públicos municipais.

METODOLOGIA
Diálogo com estudos de casos, atividades dinâmicas e debates em grupo. 

CARGA HORÁRIA
15 horas

AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Conceito mínimo: Bom

EDUCADORA

Andrezza Karina Domingues

MINICURRÍCULO

Mestre em Sistemas de Produtivos e Gestão pelo Centro Paula Souza em 2016, pós-graduação em Gestão Pública pela UMC em 2011 e especialização em Gestão aplicada à Administração das Finanças em 2007 pela FUNDAP, além de graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (2006), graduação em Programa Especial de Formação de Docente pela Universidade São Judas Tadeu (1998) e graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu (1997). Atua na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP desde junho de 2018 e professora da Faculdade Sumaré desde fevereiro de 2013. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de qualidade em serviços, inovação, administração e gestão de pessoas.