ATENDIMENTO EMPÁTICO E INCLUSIVO - EAD

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

Um importante passo no processo de melhoria do atendimento público no Município de São Paulo foi a instituição, em setembro de 2018, da Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, por meio do Decreto Municipal 58.426. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT, que estabelece novas linhas de conduta para a promoção da qualidade dos serviços municipais, além de promover e incentivar iniciativas de atendimento inovadoras, com foco nas necessidades e na satisfação de quem utiliza o serviço público: cidadãos de São Paulo.

De acordo com o artigo 28, incisos I e II do referido Decreto, a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão tem por objetivo valorizar as atividades relacionadas ao atendimento como uma das atribuições primordiais da Administração Municipal, bem como valorizar os agentes públicos envolvidos em atividades de atendimento.

Este decreto atribui à Coordenação da Política de Atendimento ao Cidadão, da SMIT, responsável por acompanhar e orientar a sua implementação pelos órgãos e entidades prestadores de serviços públicos. A análise situacional efetuada pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos – CASP, em 2019, e a realização do diagnóstico de atendimento dos órgãos públicos municipais, colocaram luz sobre os principais problemas e gargalos do atendimento na gestão municipal e apontaram caminhos que precisam ser percorridos com vistas a modificar o cenário atual.

 OBJETIVO

  • Garantir o princípio da isonomia no atendimento ao público;
  • Conscientizar o educando sobre discussões contemporâneas acerca da diversidade humana;
  • Apresentar conceitos básicos que abarcam o debate sobre igualdade.

CONTEÚDO

  • Avaliação de aprendizagem
  • Teste seus conhecimentos antes de iniciar o EAD
  • Módulo 1: Começando o debate
  • Módulo 2: Atendimento empático e inclusivo
  • Módulo 3: Valorizando a diversidade humana
  • Módulo 4: Inclusão racial e atendimento ao público
  • Módulo 5: Atendendo a população migrante
  • Módulo 6: Garantia de um bom atendimento para idosas e idosos
  • Módulo 7: A inclusão da comunidade LGBTQIA+
  • Módulo 8: Atenção à pessoa com deficiência
  • Módulo 9: Concluindo o aprendizado
  • Avaliação de aprendizagem

METODOLOGIA

O presente EaD concentra materiais expositivos para apresentação do conteúdo e quizzes interativos para sedimentação do aprendizado. Suscita, além disso, a análise crítica do conteúdo e de sua aplicabilidade por meio de atividades práticas.

A avaliação de aprendizagem final terá média 6,0 e o participante terá 03 tentativas no preenchimento das atividades (quizz, games, questionários) para garantia do certificado e finalização do curso.

O curso conta com recursos de acessibilidade, tais como: audiodescrição, vLIBRAS e a possibilidade de tirar dúvidas em LIBRAS via CIL.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos da Prefeitura de São Paulo: líderes de atendimento e atendentes de diferentes unidades presenciais.

CARGA HORÁRIA
20 horas – EAD

AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Nota: 6,0