Se você assina documentos, o treinamento é essencial

Na fase atual, serão priorizados os processos voltados para a movimentação orçamentária

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam) promovem desde dezembro o curso capacitação voltado para a utilização do Sistema Eletrônico de Informações, o SEI. A nova ferramenta eliminará a utilização de papel para a tramitação de processos e documentos administrativos nos órgãos municipais.

Na fase atual, serão priorizados os processos voltados para a movimentação orçamentária. Por esse motivo, é fundamental a participação no curso de representantes das chefias de gabinete, servidores que organizam despachos de secretários, chefes das unidades de treinamento/desenvolvimento e coordenação/supervisão de administração e finanças, assessores jurídicos e demais servidores que assinam documentos.

As inscrições devem ser realizadas por meio das unidades de RH de cada órgão.
Servidores que já participaram da capacitação podem esclarecer dúvidas pelo e-mail seisuporte@prefeitura.sp.gov.br e pelos telefones 3396-7077 e 3396-7082.

Saiba mais sobre a implantação do SEI

São Paulo é a primeira capital do país a adotar o processo eletrônico para a tramitação de documentos. Somente em 2014, foram gerados pela administração municipal mais de 280 mil processos administrativos e quase 1,5 milhões de documentos, todos eles em papel. Em geral, cada processo passa por vários órgãos, responsáveis por análises, cálculos e outras providências. Com isso, o tempo médio de tramitação tem sido de dois anos.

Além de gerar uma economia anual de cerca de 35 milhões de folhas de papel – cuja produção demanda a derrubada de 3,5 mil árvores e 350 milhões de litros de água –, o processo eletrônico permitirá que o mesmo processo seja enviado simultaneamente para todos os órgãos e servidores envolvidos.

No Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que desenvolveu o SEI – sistema utilizado pela Prefeitura de São Paulo –, a implementação do processo eletrônico permitiu redução de 80% no tempo de tramitação. Na Prefeitura de São Paulo, o sistema poderá reduzir o tempo médio de dois anos para menos de 5 meses.

Outro aspecto fundamental do novo sistema é a segurança. Com o fim do papel, elimina-se a possibilidade de perda de documentos – desde 1980, cerca de 30 mil processos foram classificados como extraviados – decorrente de falhas operacionais ou de fraudes.

Além disso, o processo eletrônico ampliará a transparência da administração e facilitará o controle social: todos os processos e documentos públicos gerados pelos órgãos municipais estarão disponíveis para consulta na internet.