SISTEMA DE ARQUIVO MUNICIPAL

O Sistema de Arquivos do Município de São Paulo, instituído pelo Decreto nº 57.783/17, tem como objetivo planejar e coordenar a gestão de documentos e informações municipais, inclusive de documentos digitais. Administrar a geração de documentos públicos, integrando as atividades dos protocolos e arquivos existentes, facilitando o acesso aos documentos e informações do poder público. Além de preservar documentos de valor histórico, cultural, probatório e informativo.

A Coordenadoria de Gestão Documental - CGDOC, da Secretaria de Gestão, integra o Sistema de Arquivos do Município como órgão central, atuando como instância normativa nas áreas de gestão e preservação de documentos públicos. A CGDOC deve propor a Política Municipal de Gestão Documental, promover orientações técnicas, analisar aprovar novas ferramentas de gestão documental e capacitação dos servidores.

As demais unidades compõem o Sistema de Arquivo como órgãos setoriais que prestam assistência aos respectivos órgãos e entidades municipais nos assuntos relacionados à gestão e preservação de documentos públicos

Outro órgão que integra o Sistema é o Arquivo Histórico Municipal, da Secretaria da Cultura, que tem como uma das principais atribuições dar suporte às unidades integrantes do Sistema no que se refere à preservação dos acervos por meio de políticas de conservação preventiva, curativa e restauro, e ações de monitoramento e controle permanente das condições dos depósitos.