Inscrições para as turmas de março serão abertas no próximo dia 2 de fevereiro

O curso de capacitação teve início no dia 9 de dezembro de 2014 e, com a implantação do sistema, o dia-a-dia do servidor começa a mudar.

No dia 2 de fevereiro serão abertas as inscrições para as turmas de março de capacitação para o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que permite a criação e a tramitação de processos e documentos eletrônicos. As formações começaram em dezembro e são ofertadas 40 vagas por dia. Até o momento, mil servidores já passaram pela capacitação! Para se inscrever, basta procurar a área de recursos humano do respectivo órgão.

A implantação do processo administrativo eletrônico, em substituição do método tradicional em papel, tem como finalidade tornar a gestão pública mais ágil, eficiente e transparente e, ao mesmo tempo, reduzir gastos desnecessários com papel e outros insumos.

O SEI, criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido sem custo para a prefeitura, é um sistema já utilizado por diversos órgãos. Ele permite simplificar e acelerar procedimentos, além de beneficiar o meio ambiente, como afirma Maria Senhora Correia Pires, agente de apoio da Subprefeitura de São Miguel Paulista.

Maria Pires, assim como outros servidores municipais, participou do curso de capacitação que está sendo oferecido na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (Emasp), situada na Av. Zaki Narchi, 536, no Carandiru (zona norte). Os participantes elogiaram tanto aspectos do sistema quanto a didática e o conhecimento dos professores. “O curso foi ótimo. O professor conhece a matéria, conseguiu transmitir bem e com tranquilidade”, afirma Constantino Sava Filho, coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano do Itaim Paulista.

“Facilita tudo”
Os servidores apontam como principal característica do sistema a libertação do papel como suporte físico para documentos e o compartilhamento do conhecimento, com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real. Renata Leitão de Morales, assistente de Gestão de Políticas Públicas da Secretaria de Saúde, diz que uma das vantagens vai ser evitar a perda de documentos.

"O dia inteiro a gente mexe com processos e um sistema moderno e ágil facilita tudo", diz Carlos Gonçalves, técnico de Fiscalização da Subprefeitura do Itaim Paulista, ao se referir ao sistema propriamente dito. Também Aparecida Brandão, assessora técnica da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), ressalta aspectos positivos da capacitação e da nova ferramenta. Para ela, “o curso oferece o conhecimento sobre todas as funções do SEI, mas será no dia-a-dia que iremos pegar a prática”. “Achei o curso muito bom e, quando o sistema estiver (totalmente) implantado, será maravilhoso”, resume.

Já o professor Walter Frediani, um dos responsáveis pela capacitação, destaca que a assinatura eletrônica é o mais interessante do novo sistema, pois inova a forma de trabalho da Prefeitura. Mas ele pondera que será necessário um tempo de adaptação para que o servidor se acostume com as novidades.