Processo eletrônico e SEI!: abertas as inscrições para novas turmas

Entre janeiro e fevereiro serão 80 turmas, formadas, especialmente, por servidores envolvidos na realização das atividades de movimentação do orçamento, representantes das chefias de gabinete, servidores que organizam despacho dos secretários, assessores jurídicos, chefes das unidades de treinamento /desenvolvimento e coordenação/supervisão de administração e finanças.

 Estão abertas as inscrições para novas turmas do curso sobre Processo Eletrônico e Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) . O curso, com duração de oito horas, das 8h às 17h, é direcionado aos servidores de todas as carreiras da administração direta e indireta, em especial aos envolvidos na realização das atividades de movimentação do orçamento, representantes das chefias de gabinete, servidores que organizam despacho dos secretários, assessores jurídicos, chefes das unidades de treinamento/desenvolvimento e coordenação ou supervisão de administração e finanças.

Para janeiro de 2015 serão 50 turmas ao todo, com três por dia entre os dias 5 e 16 e duas turmas a partir do dia 19. Também em fevereiro haverá duas turmas diárias, totalizando 80 turmas em apenas dois meses.

O objetivo do curso – desenvolvido por meio de oficina em laboratório de informática – é disseminar entre esses servidores os conhecimentos necessários à operação do SEI!, sistema que a Prefeitura está adotando para a gestão eletrônica de documentos.
Inscrições
As inscrições serão efetuadas por meio das respectivas unidades de recursos humanos no link disponibilizado pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (Emasp). Para realizar a inscrição, o candidato deverá informar os seguintes dados a sua respectiva unidade de recursos humanos:

- Nome completo sem abreviações;
- R.F. (os sete primeiros dígitos e o vínculo);
- Cargo/Função;
- Telefone e email (da prefeitura e/ou particular); e
- Data de preferência entre as opções de turmas a seguir: 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 28, 29 ou 30 de janeiro e 2, 3, 4, 5, 6, 9, 10, 11, 12, 13, 23, 24, 25, 26 ou 27 de fevereiro.

O curso será realizado no Centro Educacional Rosangela Diegues, situado na Av. Zaki Narchi, 536 (ao lado da estação Carandiru do metrô), local de fácil acesso, contando com a coordenação da Emasp e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam).

Os benefícios esperados com a adoção dessa nova ferramenta eletrônica serão a agilidade aos processos administrativos, eliminação de papéis e custos desnecessários, a melhoria da gestão da informação e, com isso, a ampliação da eficiência, a transparência e o controle social sobre as ações do poder público.
Apenas no ano passado foram autuados e tramitados cerca de 280 mil processos em papel e gerados mais de 1,5 milhão de documentos e expedientes pelo sistema de Tramitação Interna de Documento (TID), apenas um dos vários sistemas de controle de documentos da Prefeitura. Isso representa um enorme gasto com papel, de aproximadamente 35 milhões de folhas por ano, que, somado ao consumo de capas de plástico e demais insumos para a montagem dos processos, têm custo estimado em R$ 2 milhões .

Essa plataforma está em testes nas secretarias participantes do Grupo de Trabalho Intersecretarial (GTI). Na próxima semana o SEI! estará aberto para uso, apenas nas atividades relacionadas a movimentação do orçamento, para toda a administração direta, fundações e autarquias.

Até que o processo eletrônico esteja integralmente implantado, a Prefeitura irá conviver com os dois tipos de processo administrativo, o eletrônico e o tradicional, em papel.

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