CIDADÃOS PARTICIPAM DE CURSO SOBRE O GEOSAMPA

Formação abordou aspectos históricos, principais conteúdos, aplicações, e as formas de consulta e navegação dos mapas

Instrutores Luciana Chakarian e Sílvio Ribeiro | Foto: Ana Carolina Teixeira

 

Nesta terça-feira, 26, a EMASP - Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo, em parceria com a SMDU - Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou o curso Geosampa Cidadão. O destaque da formação é a oferta exclusiva para membros da sociedade civil.

Ministrado por Silvio Ribeiro, engenheiro; e Luciana Chakarian, arquiteta; ambos da SMDU, o curso fez uma abordagem dos aspectos históricos, principais conteúdos e aplicações; além de mostrar as formas de consulta e navegação dos mapas. De acordo com Ribeiro, a ideia da capacitação é que os cidadãos entendam as funcionalidades da plataforma e utilizem esse recurso, que é um ganho enorme para a cidade de São Paulo.

Novidade na plataforma
Está sendo feito um mapeamento em três dimensões da cidade de São Paulo, que possibilita, além de uma foto aérea, dados mais precisos, que poderão ser aplicados em diversas áreas de atuação. “É uma novidade que vai trazer mais informações e recursos para a população. Com esse rastreamento, dá pra saber, por exemplo, até o tipo de vegetação encontrada em cada local”, explica Luciana.

O projeto de mapeamento 3D da cidade está em andamento. A previsão de conclusão é para o final de 2019.

Sobre o Geosampa
O Geosampa é um portal de ampla disponibilização de dados geoespaciais da Cidade de São Paulo, conteúdo do Sistema de Informações Geográficas da Cidade de São Paulo, que é regulamentado pelo Decreto nº 57.770/2017. Com ele, os usuários podem consultar informações sobre mapas, dados e ferramentas de geoprocessamento, com disponibilização ao cidadão de forma livre e transparente.

Imagem: Reprodução

 

Clique aqui para acessar a plataforma

+ Em caso de dúvidas sobre navegação no portal, clique aqui e confira o manual.