Alimentação, Agricultura e Nutrição é tema de curso na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo

A proposta é sensibilizar esforços na perspectiva de difundir as metas previstas no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Foto: Ana Carolina Teixeira

 

Nesta terça-feira, 12, a EMASP iniciou o ciclo de aulas do curso Alimentação, Agricultura e Nutrição: Conhecendo o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Cidade de São Paulo. O primeiro dia contou com a presença de 31 participantes entre servidores públicos e membros da sociedade civil.

A apresentação da primeira aula explicou os conceitos e princípios de SAN (Segurança Alimentar e Nutricional), que valoriza a qualidade dos alimentos e busca respeitar os recursos econômicos e sustentáveis. A exposição de exemplos históricos e do cotidiano ilustraram as maneiras de como é possível utilizar o conceito na prática.

Um dos exemplos destacados pela instrutora Ana Flávia Borges Badue, mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, foi a Lei nº 16.140, de 17 de março de 2015, que determina a obrigatoriedade da inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de São Paulo.

O curso é dividido em cinco aulas e é ministrado por sete instrutores, além de Ana Flávia, estão André Luzzi Campos, Jessica Vaz Franco, Nadir Moraes, Solange Cavalcante da Silva Redolfi, Vania Luzia Cabrera e Vera Helena Lessa Vilela, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo (COMUSAN).

O curso está em andamento. As demais aulas ocorrerão em 19 e 26 de fevereiro; e 12 e 19 de março. Para ficar por dentro desse e outros cursos, confira a programação.