Mobilidade Urbana Sustentável é tema de palestra na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo

Cerca de 60 pessoas, entre agentes públicos e membros da sociedade civil, participaram do evento

 

Foto: Ana Carolina Teixeira

Nesta segunda-feira (6), agentes públicos e membros da sociedade civil participaram da palestra Mobilidade Urbana Sustentável: Mitos e realidade, promovida pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – EMASP. A formação foi conduzida por Flávia Ulian, doutora em Ciências e professora de ensino superior do curso de Tecnologia em Transportes Terrestres da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC.

Flávia começou quebrando alguns mitos sobre mobilidade urbana. Dentre os temas, a palestrante abordou a questão da emissão de poluentes dos veículos. Segundo ela, o transporte individual polui bem mais, principalmente se tratando da motocicleta, e aponta que o melhor caminho é o transporte coletivo, ainda mais os elétricos, como o metrô. “Com a redução da emissão de poluentes, a qualidade de vida fica melhor e influencia, inclusive, na economia de gastos com a saúde, porque se evitariam muitos problemas respiratórios”, explicou.

De acordo com a pesquisadora, uma das soluções sustentáveis para a problemática da poluição é a bicicleta. Uma pesquisa do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP Brasil, mostrou que se uma pessoa trocasse o carro pela bicicleta, em 20 anos, deixaria de emitir 94 toneladas de CO2, e economizaria aproximadamente 100.000 dólares. Aumentar em 10% a participação dos modos ativos de deslocamento (de bicicleta, a pé e outros), até 2020, é a Meta 26 do Programa de Metas 2017-2020 da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Flávia alertou que as mudanças devem vir acompanhadas de uma contrapartida, com cidadãos que lutem pelos seus direitos e façam a sua parte. “Só a ciclovia não é a solução, assim como o VLT sozinho não é. Precisam existir todas as soluções, que, trabalhando em conjunto, são fundamentais para uma mobilidade urbana sustentável”.

Clique aqui para acessar o material do curso.

 

Capacitações na EMASP

Para quem ficou interessado no tema, a Escola oferece o Programa Cidades Sustentáveis - Módulo 1: A Esfera Internacional e Módulo 2: A Esfera Local. Estão previstas mais duas turmas de cada curso até o final do ano. Acompanhe a programação completa