Curso Liderança Positiva estreia na EMASP

A capacitação traz questões a respeito do papel do gestor na harmonização das relações interpessoais e do ambiente de trabalho

Segunda-feira, 21, estreou na EMASP a primeira turma do curso “Liderança Positiva – O Gestor Facilitador” com a atuação de Marcelo Spiandon e Jorge Mattoso como instrutores. Marcelo é funcionário público municipal efetivo na carreira de Analista de Saúde – Odontologia e atualmente exerce suas atividades na Unidade Básica de Saúde – Jardim Tietê. Jorge é Assistente de Gestão de Políticas Públicas, atuando no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Perus, na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Essa pluralidade no perfil dos instrutores só veio a contribuir para a riqueza do curso, o que já ficou visível na primeira turma, como afirma o aluno Hauser Sudario Galvão, médico do trabalho no Hospital Municipal Ignácio Proença de Gouvêa. “O curso superou minhas expectativas, sendo que o qualifico como um dos melhores que já realizei na EMASP”.

A capacitação abordou tópicos relacionados com a figura do gestor facilitador, que contribui para a construção de relações interpessoais e um ambiente de trabalho harmônicos. Para isso, os instrutores apresentaram ferramentas como o PDCA, DEAR e CHA, a fim de discutir o papel do gestor na liderança positiva. Além disso, outras técnicas de promoção de mudança de atitude nas relações pessoais, a fim de promover equilíbrio das relações no ambiente de trabalho, foram introduzidas aos participantes do curso. Entre essas técnicas estão a cromoterapia, o reiki (técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento), a acupuntura e a auriculoterapia, conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares (PIC) e institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Alunos participam de dinâmicas de grupo ao longo do curso

 O instrutor Jorge Mattoso explica que a trajetória de construção do curso teve seu ponto de partida em 2014, quando ele teve a oportunidade de se formar em reiki, chegando à conclusão de que devia compartilhar esse conhecimento. Em 2015, Jorge e Marcelo se conheceram através do Programa Gestão de Equipes (GEq), também realizado na EMASP, e desde então têm trabalhado juntos na associação de técnicas holísticas com técnicas de gestão de equipes, o que veio a culminar na concretização desse curso “Liderança Positiva – O Gestor Facilitador” nessa segunda-feira.

Nesse clima de estreia, fica o convite para que mais agentes públicos municipais participem das próximas turmas do curso a serem realizadas na EMASP em breve. Como revelou a aluna Lidiane de Fátima Borges, Assistente Social na Gestão SUAS (Sistema Único de Assistência Social) da SAS Santana, ao final do curso, “a minha expectativa sempre é de aprender algo novo e através do conhecimento implementar no meu trabalho. Estou realizada! Mais uma vez saio [da EMASP] com mais vontade de transformação”.