Curso sobre migrantes na cidade de São Paulo estreia na EMASP

A capacitação visa trazer atendimento mais humanizado dos servidores aos migrantes

Instrutoras Viviana Peña e Juliana Tubini / Crédito: Ana Carolina Teixeira

 

Por Ana Carolina Teixeira

Ontem, 27, na EMASP, estreou a primeira turma do curso “Somos Tod@s Migrantes – Migrações e Direitos na Cidade de São Paulo”. A instrutoria foi por conta de Viviana Peña, que é coordenadora do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI/SP) e Juliana Tubini, assessora de políticas para migrantes da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da PMSP.

A capacitação apresentou dados de processos migratórios, abordou questões a respeito dos processos de refúgio – uma temática que vem sendo muito discutida, principalmente, devido aos conflitos sírios – além de mostrar como funciona o CRAI e quais são os serviços oferecidos. Ao final da aula expositiva, os alunos tiveram a oportunidade de levantar questões, esclarecer dúvidas e contribuir com a discussão dos temas propostos.

A instrutora Juliana Tubini explica que existem muitos desafios para quem vem de fora. “São muitos as barreiras que o imigrante encontra quando chega, como por exemplo, a língua, porque muitos não falam português, o acesso à documentação, a dificuldade de regulamentação migratória, a inserção no mercado de trabalho, questões culturais, revalidação do diploma, entre outros”.

“Existe uma demanda muito grande de imigrantes, então é imprescindível formar os servidores que lidam com essas pessoas em vulnerabilidade, para que esse atendimento seja mais humanizado”, justifica a instrutora Juliana sobre a motivação para a criação da capacitação.

A aluna Maria Luiza Cavalheiro, coordenadora pedagógica da EMEF Duque de Caxias, contou que recebe e lida diariamente com crianças e jovens imigrantes na escola em que atua, e vê o curso como fundamental para melhorar o atendimento a essas pessoas tão vulneráveis. “Não podemos cruzar os braços para essas pessoas”.

Crédito: Ana Carolina Teixeira

 

Quer saber mais? Clique aqui e acesse a ementa do curso.

Ficou interessado na capacitação? Aguarde o período de inscrições para as próximas turmas.

Sobre os cursos na EMASP:

Toda semana, abrem novas vagas para capacitações. Acompanhe a programação, clicando aqui.