Na semana mundial do Meio Ambiente, curso promove discussão sobre riscos urbano-ambientais

A capacitação propiciou a retomada de debates acerca das políticas públicas, promovendo a reflexão e engajamento dos servidores que atuam na área

Por Ana Carolina Teixeira

Alunas e alunos participaram na manhã de hoje, 6, do segundo e último dia da capacitação “Elaboração de um modelo de Gestão de Riscos Urbano-Ambientais para as Prefeituras Regionais da Cidade de São Paulo”, na EMASP.

O curso, com carga horária de 8 horas, foi ministrado por Cleverson José Ferreira, que é arquiteto da prefeitura regional de Vila Maria/Vila Guilherme.

A capacitação envolve a apresentação de um histórico do processo de urbanização no Brasil, um levantamento e análise acerca de algumas situações de riscos urbano-ambientais, a classificação de riscos, intervenções, entre outros temas pertinentes, visando a elaboração de um modelo para gestão de riscos urbano-ambientais e a discussão de medidas para locais propícios a ocorrências de desastres.

“É fundamental falar de riscos urbano-ambientais. Estamos lidando com o meio ambiente, e com vidas humanas”, explica o instrutor, que também atentou os alunos sobre a poluição e a importância do plantio de árvores para o controle das ilhas de calor.

Ao final, os cursandos realizaram uma exposição de ideias, apresentando casos de riscos urbano-ambientais e classificando-os.

Clique aqui para acessar a ementa do curso.

Cursos EMASP:
Toda semana a escola abre novas vagas para capacitação de servidores públicos municipais e também para a sociedade civil.
Para ter acesso à programação de cursos que a EMASP oferece, clique aqui.