Plano de Segurança Alimentar e Nutricional é tema de curso na EMASP

A proposta foi discutir sobre os desafios da implantação do plano, as diretrizes, as metas e os mecanismos de acompanhamento e de avaliação

 

Por Ana Carolina Teixeira


Alunos e alunas da EMASP concluíram ontem, 5, o curso “Alimentação, Agricultura e Nutrição: Conhecendo o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Cidade de São Paulo”. Quem finalizou a capacitação, que conta com um extenso grupo de educadores, foi o instrutor André Luzzi, doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e atuante no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O curso abordou os princípios e diretrizes de segurança alimentar e nutricional no meio urbano, apresentou o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN), e discutiu seus meios de implantação, monitoramento e avaliação.

Em junho de 2016, foi publicado o Plano Municipal Alimentar e Nutricional – o primeiro da cidade de São Paulo – que tem por objetivo garantir uma alimentação adequada à população, reconhecendo a vulnerabilidade social, promovendo a prática da saúde e garantindo um ambiente equilibrado.

 

 

Sobre o curso
Segundo Luzzi, as principais dificuldades de se implantar um plano como esse devem-se a vários fatores políticos, econômicos e organizacionais.

Os alunos que realizaram o curso são, em sua grande maioria, servidores(as), porém o curso também é aberto para a sociedade civil, professores, pesquisadores e demais interessados no tema. A carga horária total é de 20 horas, divididos em cinco dias de formação.

Fernanda Sobral é nutricionista, atua na Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), e teve boas impressões sobre a capacitação: “As aulas foram muito interessantes, possibilitaram-me repensar ações e formas de aprimorar meu trabalho”. A nutricionista diz que pretende realizar mais cursos na escola.

Clique aqui para acompanhar a lista de cursos disponíveis.

E está disponível abaixo o link do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Cidade de São Paulo (versão em pdf completa):
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/trabalho/PLAMSANVERSAOFINALcompleta.pdf