EMASP promove curso sobre a Plataforma GeoSampa

Dados Abertos democratizam a informação e auxiliam o exercício público

Crédito: Beatriz Ramos / EMASP

O portal GeoSampa, desenvolvido pelo Núcleo de Geoprocessamento da Prodam em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), tem como objetivo auxiliar a Administração municipal no planejamento urbano, dar suporte aos servidores públicos de diversas áreas, e, conforme já instituído no Programa de Metas, garantir a transparência de dados à sociedade civil.

A plataforma, que possui duas modalidades - uma para os cidadãos e outra destinada aos servidores públicos - atraiu diversos profissionais da Prefeitura à EMASP nesta terça-feira, 15 de março. Elas e eles participaram do curso "Introdução as informações geográficas e geoespaciais da prefeitura de São Paulo", com o intuito de destrinchar e debater o programa que conta com mais de 152 mapas, fotos aéreas históricas da cidade, novidades, notícias, ferramentas e links.

A ferramenta é atualizada em tempo real, já que é abastecida diretamente por portais e plataformas das secretarias municipais, além de receber auxílio da equipe do GeoSampa, que apoia as pastas na construção de novos mapas. O sistema apresenta 12 mil aparelhos públicos, como escolas, unidades básicas de saúde, feiras livres e equipamentos de cultura. Também é possível verificar as áreas em que os equipamentos estão situados e se são de maior ou de menor vulnerabilidade social.

Durante o curso

Crédito: Beatriz Ramos / EMASP

A aula foi pautada em sete conteúdos. Dentre eles, estavam: instrução sobre a navegação no portal, instrução sobre consulta de metadados, apresentação das camadas de informação/conteúdo do mapa e utilização de exemplos práticos para assimilação do conteúdo.

Com base em debates, perguntas e exposições de materiais, os instrutores Silvio César L. Ribeiro, Luciana Pascarelli e Otavio Prado dialogaram com os servidores, a respeito de questões como normatização, softwares de mapas e as questões relativas ao tratamento sigiloso de dados.

“A plataforma permite centralizar as informações", disse Ribeiro, que também é geólogo. Além disso, o GeoSampa traz muitos benefícios para a sociedade: “é possível ter acesso à informação oficial, facilitando a vida das pessoas quando elas vêm pra Prefeitura mostrar um projeto. Outro beneficio é trazer dados para pesquisas a partir de estatísticas, também disponibilizadas na integra”, apontou Ribeiro.