Debatendo Políticas Públicas: participando e inovando

Participantes da 3ª Semana Universitária projetam Políticas Públicas para o município de São Paulo

Crédito: Beatriz Ramos

A Semana Universitária, que ocorreu entre 26 e 29 de janeiro, ainda não acabou. Na segunda-feira, 29 de fevereiro, os participantes da terceira edição vieram até a EMASP para participar do Laboratório de Gestão Pública (LGP). O objetivo do Laboratório é de reunir os participantes e propor a elaboração de projetos sobre gestão pública, a partir das vivências e palestras que tiveram durante o evento. Serão diversas oficinas em que os(as) universitários(as) poderão desenvolver suas ideias e construir, de forma colaborativa, soluções aos desafios enfrentados pela Administração Municipal.

Foram dez propostas enviadas e discutidas na primeira reunião do grupo, elas giravam em torno de eixos do Programa de Metas 2013-2016 da Prefeitura de São Paulo: o Compromisso com os Direitos Sociais e Civis, o Desenvolvimento Econômico e Sustentável com Redução de Desigualdades e a Gestão Descentralizada, Participativa e Transparente.

Os trabalhos selecionados

Crédito: Beatriz Ramos

Dentre os dez trabalhos, três foram selecionados como prioritários pelos próprios estudantes.

O primeiro selecionado foi o Info Sampa (elaborado pela estudante de Publicidade e Propaganda Érika Nascimento), que visa informar o cidadão sobre os serviços da prefeitura, a partir da divulgação de como os acessar e a quem recorrer caso estes não estejam sendo aplicados corretamente. O propósito é inovar no acesso a informação e trazer mais acesso à cidade e à participação civil.

A 1ª Semana Municipal do Refugiado e do Imigrante (de autoria do mestrando em Integração da América Latina Paulo Henrique Ribeiro Neto), segundo projeto escolhido, propõe discutir em um evento os desafios da imigração diante do cenário mundial, o impacto do fenômeno em São Paulo, e o desenvolvimento de políticas de integração social dessa população com a população local. Sobretudo visa o acolhimento dos estrangeiros e a prevenção da xenofobia em nossa cidade.

Já o terceiro colocado, foi uma junção entre os projetos de “Gestão Pública nas Escolas Públicas e Privadas: a participação do cidadão na construção da sociedade” e “Do gabinete para a escola: juventude e politização” (por Murilo Mattar, graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária, e por Leonardo de Angelis Leonardo, aluno de Gestão de Políticas Públicas, respectivamente). O principal objetivo é efetuar a integração do Poder Público, das instituições de ensino e da participação política, de maneira a fortalecer a educação e fomentar a consciência política, a partir de atividades escolares e aulas públicas abertas, dinâmicas, didáticas e performáticas periodicamente.

A 3ª edição da Semana Universitária

A EMASP vinculada à Secretaria Municipal de Gestão organizou o evento que ocorreu nos dias 26 a 29 de janeiro. Nele, os participantes se aproximaram ainda mais da Prefeitura através de treze atividades distribuídas entre debates, palestras com gestores e visitas técnicas a equipamentos e políticas públicas.