Além dos muros: dialogar a Gestão Pública

Prefeito Fernando Haddad participa da I Semana de Políticas Públicas, organizada pelos alunos da UFABC

(Crédito: Leon Rodrigues/Secom)

O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, participou da abertura da I Semana de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC, na segunda-feira, 22. Na ocasião, ministrou aula magna sobre o tema “como levar o debate da política pública à população”. A EMASP acompanhou.

No campus de São Bernardo do Campo (região metropolitana de São Paulo), o Prefeito debateu por mais de uma hora com os presentes. Logo no início de sua fala, Haddad destacou os requisitos para se promover a discussão com a sociedade.

“Para discutir política pública a primeira coisa é estar preparado. O trabalhador não vai conseguir se apropriar se o Estado não facilitar a vida dele para compreender o que está acontecendo. Para isso, a formação universitária é fundamental”, afirmou o prefeito, que também citou a importância da comunicação social neste processo.

De portas abertas

Estudantes e organizadores(as) do evento: Danielle Bello, Alexandre Augusto e Ana Lídia Santana (Crédito: EMASP)

A I Semana de Políticas Públicas foi uma iniciativa das alunas e dos alunos da UFABC. A programação, de 22 a 25 de fevereiro, foi pensada tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a população. São debates, palestras e oficinas acerca da gestão pública.

“O evento reflete muito do que a gente espera do campo de políticas públicas: não somente nós, técnicos, decidindo como elas devem acontecer, mas também a partir de um diálogo entre o gestor, o acadêmico, o político e a sociedade”, explica a estudante Ana Lídia Santana, graduanda em Políticas Públicas na UFABC, e uma das organizadoras da Semana.

Já Alexandre Augusto, colega de curso de Ana Lídia, conta que a pretensão era realizar um evento múltiplo, e que também envolvesse outras áreas do conhecimento. Afinal, “abordagem no tema político é inerente a todos nós”, diz.

A universitária Danielle Bello, também organizadora, mostra que tão relevante quanto debater a gestão pública, é ultrapassar o limite físico dos centros acadêmicos: “[é preciso] abrir as portas da universidade para a população e mostrar que esse espaço também é dela, e que o conhecimento produzido aqui dentro não pode ficar restrito aos alunos. Ele tem que ir para além dos muros da faculdade”, complementa.

A Semana

O evento ocorre até hoje, 25, na UFABC. Ainda na segunda-feira, já havia mais de 1.200 inscrições para a semana de atividades.

Nesta quinta-feira, o encerramento ficará por conta da Professora Doutora Ermínia Maricato (Universidade de São Paulo), do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) e do Secretário Executivo Luis Paulo Bresciani (Consórcio Intermunicipal do Grande ABC). O tema será regionalizado: “políticas públicas urbanas no ABC: dinâmicas e perspectivas”.