Abertas as inscrições para a 3ª Semana Universitária na Prefeitura de São Paulo

Evento que ocorre em janeiro colabora para a construção de uma gestão municipal mais participativa, transparente e inclusiva

 

A terceira edição da Semana Universitária na Prefeitura de São Paulo já tem data: de 26 a 29 de janeiro de 2016, quarenta e cinco graduandos e pós-graduandos poderão conhecer mais sobre a gestão pública e também sobre os desafios de administrar uma metrópole. O prazo para inscrições é até 14 de janeiro.

A EMASP (Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo), vinculada à Secretaria Municipal de Gestão, organizará o evento, que contará com quatro dias de palestras, oficinas e visitas técnicas a equipamentos públicos. Intensa, a programação possibilitará aos participantes uma maior visão sobre a Administração Municipal, articulando e aproximando ainda mais a comunidade acadêmica da Prefeitura.

O primeiro evento ocorreu de 14 a 18 de julho de 2014. Dos 115 inscritos, trinta estudantes foram selecionados. Na segunda edição, entre 20 e 24 de julho de 2015, participaram quarenta alunos.

Novidades

Nesta edição, a EMASP ampliou o número de vagas para 45, sendo no máximo 12 para pós-graduandos, no mínimo 21 para graduandos e 12 para os estagiários da Prefeitura de São Paulo.

Pela primeira vez, a Semana Universitária estará aberta aos estudantes que têm vínculos com a Administração da capital paulista. Atualmente, existem cerca de 6,6 mil estagiários que trabalham na Prefeitura de São Paulo, e que sempre demonstraram interesse em participar das ações educativas promovidas pela Gestão.

Não somente, haverá reserva de vagas para estudantes beneficiários de programas de financiamento estudantil, como Prouni e Fies, e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Também serão contemplados aqueles que, conforme as políticas afirmativas, declaram-se negros, negras ou afrodescendentes.

Como participar

Para se inscrever, os candidatos deverão preencher um formulário com dados pessoais, e escrever uma redação de até dois mil caracteres. Deverão escolher um dos eixos do Programa de Metas 2013-2016 da Prefeitura de São Paulo, e dissertar sobre um desafio urbano, problematizando-o e relacionando-o com as mudanças na sociedade, na economia e na tecnologia.

Não há taxa de inscrição, e a participação no evento é gratuita. Os gastos com transporte e alimentação são de responsabilidade individual.

A programação das atividades será divulgada em breve. Como nos moldes dos anos anteriores, de manhã até a tarde, os participantes passarão por vivências em visitas técnicas a equipamentos e a políticas públicas, e por debate de temas variados sobre gestão com as autoridades municipais.

Ao final das atividades, serão convidados a elaborar projetos em grupos de trabalho, a partir da visão crítica pessoal somada aos conceitos aprendidos durante a experiência dentro da Prefeitura.
 

Site: www.prefeitura.sp.gov.br/semana_universitaria
Edital: http://goo.gl/vuNgqe
Inscrições – até 14 de janeiro de 2016: http://goo.gl/forms/80b7OoA00s
Contato: semanauniversitaria@prefeitura.sp.gov.br