Milésimo aluno do GEq é homenageado

Para instrutores, evento é marco no Programa, que busca ações transformadoras

O servidor Elton Aparecido da Silva, assessor técnico de informática do Serviço Funerário do Município de São Paulo, foi surpreendido durante o encerramento do Módulo I do GEq – Programa Gestão de Equipes.

“Essa turma, a 86, registra um marco histórico: o milésimo servidor formado neste processo”, disse Humberto Braga, um dos instrutores da capacitação.

O “aluno mil” recebeu das mãos de Humberto um presente em nome do GEq, como ato simbólico, que representa todos funcionários da Administração Pública que já passaram pelas quatro etapas dessa formação: aquisição do saber, ponderação, experimentação ativa e multiplicação.

Elton, o "aluno mil" (esqueda) e o instrutor Eduardo (direita)

Da sala para a prática

Para Elton, a homenagem foi uma agradável surpresa, principalmente em função de suas experiências positivas dentro do curso. “O treinamento é dinâmico desde o começo e todo mundo se envolve. O mais interessante é a interação entre os colegas, pois a troca de vivências não seria possível se não fosse o GEq”, comentou.

Segundo o servidor, ele já aplica o que aprendeu em sala de aula em seu ambiente de trabalho, e destacou uma das atividades: “Em Comunicação, aprendemos que precisamos ‘ser diferentes para sermos iguais’. Isso significa que não devemos usar as mesmas palavras com todo mundo, porque nem todos entenderão daquela maneira. Eu apliquei isso em uma situação na minha unidade, e tive o retorno desejado”, contou.

Para transformar

Eduardo Nunes Cardoso, também instrutor da turma, considerou a ocasião como “um marco muito importante”, por revelar os objetivos do plano pedagógico que o GEq possui.

“Quando nós nos propomos a fazer capacitações de forma voluntária, é uma atitude que vai além da nossa formação profissional: nós acreditamos que é nossa filosofia de vida”, disse Eduardo.

Ele conta que o Programa tem como premissa que o senso comum deve ser desconstruído por pessoas de senso crítico próprio, para que, assim, as ações transformadoras sejam promovidas.

“E como trazer essa meta para o serviço público, criando uma nova forma de pensar, de viver e de empreender a Administração? Essa é a proposta do GEq, e nós acreditamos que são os servidores da prefeitura os atores principais desse movimento, desse processo e dessa renovação”, finalizou.

O módulo 1 do GEq tem como tema “Gestão por competências: integração, planejamento e liderança”.