GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

EMASP PROMOVE CURSO INTRODUÇÃO À GESTÃO POR COMPETÊNCIAS “IN COMPANY”

Durante os dias 28 e 29 de agosto realizou-se nas dependências da Subprefeitura de Santo Amaro, o Curso Introdução à Gestão por Competências, por solicitação da SUGESP/RH/DESENVOLVIMENTO, Representado pela Vanessa Arqueros Guitart, a quem coube todo o planejamento do evento.

O Curso contou com a participação de servidores que atuam na área de Supervisão de Gestão de Pessoas, além da SUGESP Santo Amaro, de diversas unidades, como da GCM, Coordenadoria de Educação, Diretoria Regional de Educação, Tribunal de Contas, Subprefeituras Mooca, Vila Mariana, Parelheiros, Cidade Ademar, Capela do Socorro, Campo Limpo.

Foram dois dias de apresentação de diversos conteúdos, a começar pelo início da Era Industrial, lá no final dos anos 1890 em diante, relembrando os primeiros ensinamentos da teoria geral da administração, passando pela Teoria das Relações Humanas, Behaviorismo, e a Evolução da Administração de Recursos Humanos ao longo do século XX, terminando pela definição da Gestão Estratégica de Pessoas, que se inaugura com a era da globalização.

Com início a partir da década de 1990, a evolução da Administração de RH para a Gestão de Pessoas, na qual está inserida a Gestão por Competências, modelo atual que objetiva repensar a organização como um todo, reavaliando suas Competências Organizacionais, Competências de Gestão e Competências Essenciais.

Para realização do evento, patrocinado pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo e de iniciativa da Subprefeitura Santo Amaro, ministrado por Joana Morales, contou-se com diversas parcerias, além da colaboração dos servidores da unidade, na preparação do Auditório, aliás muito bem estruturado para esse tipo de evento, na disposição de todo o material necessário para o bom desempenho do treinamento.

Contamos com a presença do Chefe de Gabinete, Engº. Carlos Henrique Nunes Cabral, para a abertura do evento, onde ressaltou a importância da nossa contribuição para a melhoria da Gestão Pública.

A participação e interesse de todos os presentes resultou na adesão ao convite para aplicação da Ginástica Laboral, aplicada pela Maria Aparecida Lopes de Morais- SUVIS/CL, bem como em manifestações de alguns participantes, lamentando o curto tempo para a quantidade de temas que não puderam ser mais explorados.

No último dia, abrimos espaço para a apresentação da Antonia Soares Andre de Souza, Supervisora de Cultura - Subprefeitura Santo Amaro, Contadora de Histórias, há 32 anos servidora da PMSP, uma pessoa ímpar, contando uma das suas histórias, para alegrar os presentes.

No encerramento tivemos também a apresentação de um texto lido pela participante Ivone Damkauskas, da Subprefeitura Santo Amaro, contendo a definição do Gestor de Pessoas, que muito agradou os presentes.

Para fechar, promovemos o sorteio de um brinde, um exemplar do “Administração de Recursos Humanos, do operacional ao estratégico”, cujo sorteado foi o Arquiteto Jozimar Dias de Lima, da Cidade Ademar.

Registramos a participação dos que nos auxiliaram na informática,(Eduardo Almeida Marin e Antonio Carlos Matias) na apresentação dos slides, como também o nosso agradecimento.

Graças ao bom planejamento do evento, realizado pela Vanessa- Sugesp/RH/Desenvolvimento, tudo transcorreu a contento, desde o transporte, através dos motoristas, (Elio João de March e Carlos Barbosa de Assis) senhores gentis e pontuais, comprometidos com o bom desempenho do evento, até o serviço de copa (Sérgio Rodrigues de Santana) à disposição de todos.

Melhorar é a meta, perseverar é o meio.