Formações oferecidas pela EMASP 2024

PROMOVENDO O BEM-ESTAR VOCAL (LIVE)

Em 11 de fevereiro de 2004 foi criada a Lei municipal nº 13.778, que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Saúde Vocal, que foi regulamentada em 24 de maio de 2005 pelo Decreto nº 45.924. A maioria dos servidores públicos atua junto à população utilizando a voz como instrumento de trabalho. Alterações vocais podem surgir em sujeitos que utilizam a voz de maneira inadequada ou que abusam da voz. O Dia Mundial da Voz, 16 de abril, foi criado com o objetivo de sensibilizar a população sobre os cuidados com a voz e à possibilidade do surgimento de alterações vocais, decorrentes de hábitos inadequados.

OBJETIVOS:

Promover Saúde Vocal para as diversas categorias profissionais de agentes públicos municipais que utilizam a voz em sua função de trabalho no Dia Mundial da Voz – 16 de Abril. Orientar os agentes públicos municipais sobre os cuidados com a saúde da voz. Sensibilizá-los quanto aos fatores do ambiente de trabalho que podem prejudicar a voz. Conscientizá-los sobre as alterações vocais decorrente do mau uso da voz. Compartilhar exercícios que auxiliam na produção correta da voz.

CONTEÚDO

1. Fisiologia Vocal/Como a Voz é produzida

2. Cuidados com a Voz

3. Postura e Respiração

4. Articulação e Ressonância

5. Comunicação e Expressividade Vocal

6. Ambiente de Trabalho e Voz

7. Lei municipal nº 13.778 de 11 de fevereiro de 2004, que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Saúde Vocal, que foi regulamentada em 24 de maio de 2005 pelo Decreto nº 45.924.

METODOLOGIA

Exposição dialogada

PÚBLICO-ALVO 

Todos os agentes públicos municipais que utilizam a voz na sua atividade profissional.

PRÉ-REQUISITO

Ser agente público municipal e preferencialmente utilizar a voz na sua atividade profissional.

CARGA HORÁRIA: 3 horas

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

Nota: -

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: Thelma Mello Thomé de Souza Pereira [COORDENADOR]

Mini-bio:

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Fonoaudióloga Encarregada do Setor de Fonoaudiologia da Coordenadoria de Gestão de Saúde do Servidor (COGESS/SEGES) da Prefeitura do Município de São Paulo. Coordenadora do Programa Municipal de Saúde Vocal do Município de São Paulo. Organizadora e tutora do curso EAD “Promovendo o Bem-estar Vocal do Professor”, pela COGESS, desde 2014.

EDUCADOR: Helena Tieko Nagamachi Takahashi

Mini-bio:

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Fonoaudióloga da Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor (COGESS/ SEGES).

Tutora do Curso EAD "Promovendo o Bem Estar Vocal do Professor", pela COGESS, desde 2014.