Formações oferecidas pela EMASP 2024

ATUAÇÃO DA DEFESA CIVIL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO – PLANEJAMENTO PREVENTIVO, MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE RISCOS E DESAFIOS ENCONTRADOS

Para que as ações de prevenção e mitigação dos riscos urbanos e desastres sejam efetivas, é necessário que a Administração Pública Municipal trabalhe de maneira integrada e sistêmica. Todas as 05 etapas da gestão de riscos e desastres devem estar funcionando em sintonia para que se alcance um estado de seguridade sócio ambiental, sobretudo para as populações vulneráveis. O curso tem o potencial de fortalecer a temática da gestão de riscos e desastres junto aos agentes públicos, possibilitando que atuem de maneira articulada com demais órgãos públicos e entidades privadas.

 

OBJETIVOS:

Orientar e elucidar quanto aos principais aspectos da gestão de riscos e desastres, com enfoque no desenvolvimento de uma cultura preventiva. Fortalecer a percepção de riscos e a cultura preventiva dos agentes públicos; estimular o debate e análise reflexiva, destinada a despertar os participantes sobre as diversas dimensões da construção social dos riscos; e fomentar a análise crítica da gestão de riscos e desastres no contexto municipal. Compreender a importância da manutenção, gestão e fortalecimento da Política Municipal de Proteção e Defesa Civil, bem como dos desafios encontrados na Cidade de São Paulo, facilitando a partilha de visões, expectativas, incertezas, bem como a tomada de medidas para seu aprimoramento, através da identificação de oportunidades, monitoramento e controle de eficácia das ações.              

 

CONTEÚDO

1. Marcos históricos na gestão de riscos e desastres;

2. Contexto de ocupação da cidade de São Paulo;

3. Atuação e estrutura organizacional da Coordenação Municipal de Defesa Civil de São Paulo;

4. Mapeamento de riscos e fatores condicionantes;

5. Mapeamento de riscos tecnológicos;

6. Mapeamento de riscos hidrológicos;

7. Mapeamento de riscos geológicos;

8. Medidas de mitigação de riscos;

9. Intervenções estruturais para redução de riscos.

  

METODOLOGIA

Aulas com exposição dialogada, relatos de experiências, debates e análise contextual.

 

PÚBLICO-ALVO

Agentes Público Municipal, com prioridade daqueles lotados nas Subprefeituras e Secretarias Municipais de Subprefeituras, Habitação e Infraestrutura e Obras.  

 

PRÉ-REQUISITO

Não há pré-requisitos para que os alunos participem dessa formação.

 

CARGA HORÁRIA: 4 horas         

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

Nota: -

  

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: Natália Leite de Morais

Minibio: Natália é mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2019) e Graduada em Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (2013). Atua há 11 anos na Coordenação Municipal de Defesa Civil da Prefeitura de São Paulo, e desde 2020 ocupa o cargo de Diretora da Divisão de Prevenção.