Formações oferecidas pela EMASP 2023

CARREIRAS TRANSVERSAIS: DESAFIO E PERSPECTIVAS FUTURAS            

Os desafios da Administração Pública são muitos, e a cada dia surgem (ou são identificadas) novas demandas que precisam ser supridas. Por conta disso, os servidores responsáveis pela formulação, implementação e avaliação das políticas públicas devem ter uma visão atenta e global do contexto em que atuam e estão inseridos, de modo a assegurar que seus projetos estejam coadunados com as diferentes realidades. Ao mesmo tempo, cabe a esses mesmos servidores fazerem escolhas estratégicas, prioritárias e que tragam impacto positivo para os cidadãos e a Administração Pública, obtendo, em contrapartida, o amparo de gestores de carreira voltados a identificar e impulsionar suas potencialidades. Daí a relevância de promover trocas de experiências com diferentes entes federativos, no intuito de propiciar o contato com novas práticas de atuação e gestão e estimular insights que contribuam para alavancar os projetos desenvolvidos na esfera da Administração Pública, sem perder de vista o enfoque na máxima eficiência e qualidade.

 

OBJETIVOS:

Objetivos gerais: Promover troca de experiências entre a Administração Pública Municipal e diferentes entes federativos sobre as carreiras transversais no setor público, a fim de ampliar o olhar dos servidores e gestores de carreira acerca de suas possibilidades de atuação, com enfoque na eficiência e na qualidade dos serviços prestados, bem como em uma gestão que saiba equilibrar as demandas dos servidores e os interesses da Administração Pública. Objetivos específicos: estimular uma atuação estratégica com enfoque global por parte dos servidores e gestores de carreira; oportunizar reflexões que se convertam em iniciativas e/ou políticas que impactem positivamente o público atendido e a imagem da Administração Pública; contribuir com uma gestão mais otimizada, voltada ao impacto e impulsionar as competências dos servidores públicos, para que estes desempenhem suas atividades visando a entrega de resultados.                                     

 

CONTEÚDO

Conteúdo programático

A proposta é dividir os temas da mesa em passado, presente e futuro das carreiras transversais. Nesse sentido, os tópicos a serem abordados são os seguintes.

Passado: Como foi/foram estruturada(s) a(s) carreira(s) transversal(is)?; Quantos servidores ativos e inativos têm; Como são distribuídos os servidores nas pastas?

Presente: Como é feita a formação da(s) carreira(s)? Há alguma escola de governo envolvida na formação?; Há instrumentos de acompanhamento das atividades da carreira? Quais?; Pode citar alguns projetos da carreira que se destacaram?

Futuro: Você acha que é uma tendência da sua área ter a criação/agregação de outras carreiras transversais? ; Como construir um sistema de avaliação de servidores para melhorar a alocação?; Como criar espaços de troca de experiências entre os servidores?

 

 

METODOLOGIA

O formato do evento formativo será remoto com a participação de gestores e ex-gestores de carreiras transversais de regiões diferentes do Brasil a ser realizado por meio da plataforma MS Teams.                

 

PÚBLICO-ALVO

Analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental e servidores que atuam na área de gestão de pessoas da Prefeitura de São Paulo.                       

PRÉ-REQUISITO

Acesso ao MS Teams; conexão estável com a internet; fone ou autofalantes.

 

 

CARGA HORÁRIA: 02 horas       

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

  

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: Nome: Ana Carolina Fiocchi Perez
Minibio:
Bacharel em administração pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Possui especialização em Governabilidade, Gerência Pública e Gestão Pública (FGV-CAF). Na prefeitura desde setembro de 2017, trabalhou em projetos de tecnologia, mudança de cultura organizacional e inclusão digital. Atualmente é Diretora da Divisão de Alocação e Monitoramento de Carreiras Transversais, responsável pela alocação estratégica dos Analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGGs).