Formações oferecidas pela EMASP 2023

 NOVAS VISÕES DA CIDADE - LIVE                                           

As cidades ocupam 2% dos 29% do planeta Terra não cobertos por água, contudo são responsáveis por 75% da emissão de gases que causam o aquecimento global. Além disso, desde 2007, o meio urbano se tornou o local de moradia e sociabilidade da maioria dos seres humanos no planeta. Por isso, compreender como os processos humanos e ecológicos coexistem é fundamental para planejar cidades do futuro que sejam mais sustentáveis e tenham mais qualidade de vida. Assim, a presente oficina trará tendências mundiais a respeito das cidades e conceituará 21 princípios para um novo planejamento urbano, permeando temas como o sustentabilidade, metabolismo urbano, identidade, natureza urbana, humanização do morar, lixo zero e muitos outros.

OBJETIVOS:

Essa oficina tem como objetivo apresentar as tendências mundiais para uma nova forma de se planejar as cidades e estimular nos participantes reflexões acerca do que seria a cidade do futuro e quais princípios o meio urbano deve ter.

Especificamente, discutiremos temas relacionados aos instrumentos de planejamento urbano, debatendo temas como:

1 Sustentabilidade e metabolismo urbano

2 Autossuficiência e eficiência energética

3 Lixo zero

4 Eficiência no ciclo antrópico da água

5 Humanização do morar e da cidade

6 Identidade

7 Cidade pós-combustível fóssil

8 Trocas de conhecimento de infraestrutura

CONTEÚDO

10 minutos: Apresentação
40 minutos: Discussão “O que é Plano Diretor?” e dinâmica: "Cidade Ideal"
30 minutos: Aula expositiva sobre novos conceitos de cidades.
10 minutos: Intervalo
40 minutos: Aula expositiva sobre 21 princípios para o planejamento urabano
20 minutos: Conclusão, dúvidas e encerramento

METODOLOGIA

A oficina alternará prática e teoria. Do ponto de vista prático, haverá a dinâmica “Cidade Ideal”, na qual os grupos estarão ativamente participando como se fossem planejadores urbanos. Para isso, serão criadas salas virtuais via Teams, onde os participantes terão 40 minutos para criar sua versão de “cidade ideal”, podendo ser apresentadas por meio de plataformas como Trello, PowerPoint, Canva, entre outros.   Em relação ao aspecto teórico, serão apresentados conceitos sobre novas visões de cidade e exemplos concretos que usam os princípios apresentados em aula. A apresentação será realizada por compartilhamento de slides.  

PÚBLICO-ALVO

A oficina é endereçada aos agentes públicos municipais que trabalham e se interessam por planejamento urbano e se preocupam com o futuro das cidades. Particularmente, será interessante para todos que atuam nas secretarias públicas destinadas ao planejamento urbano e ao meio ambiente.

CARGA HORÁRIA: 2,5 horas      

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: Gabriela Rosa

Minibio: Ecóloga (UNESP/Rio Claro), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UNESP/Bauru) e Doutora em Ecologia e Biodiversidade (UNESP/Rio Claro). Realizou intercâmbio com ênfase em Planejamento urbano na Università di Bologna (Itália) e estágio de pesquisa no INECOL A.C.(México). Também fez parte da equipe de 15 pessoas que desenvolveu um projeto para o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS–http://www.hids.depi.unicamp.br/), produto final da Especialização em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil (UNICAMP). Ministrou diversas disciplinas (Ecossistemas Urbanos, Agroecossistemas, Ecologia da Poluição) e é autora do curso “Planejamento de Cidades Sustentáveis”, com carga horária de 30 horas, no qual abordo as questões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, faz parte da equipe Araucária (https://youtu.be/2QrdV6nFsv0) que foi campeã no Campus Challenge 2030(edition 2), competição internacional sobre as ODS realizada pela Agorize, AUF e ONU. Atualmente trabalha como analista ambiental da JGP Consultoria em projetos que buscam atender às ODS.