Formações oferecidas pela EMASP 2023

 MODELAGEM ORGANIZACIONAL E CARGOS EM COMISSÃO - DIRETRIZES E FUNDAMENTOS                                                                          

A Coordenadoria de Gestão de Desenvolvimento Institucional – COGEDI, parte integrante da SEGES tem por atribuições propor diretrizes e políticas de desenvolvimento institucional, definindo padrões de procedimento, parâmetros técnicos e metodologia de trabalho, propondo alternativas organizacionais de modo a aperfeiçoar a ação pública e eliminar superposição, conflito e fragmentação de atribuições. Considerando a implementação do novo modelo de cargos de provimento em comissão na Administração Pública Municipal, a COGEDI propõe a edição de um curso na modalidade presencial intitulado “Modelagem Organizacional e Cargos em Comissão: Diretrizes e Fundamentos” abrangendo questões que envolvem o processo de modelagem organizacional, modulação de cargos, controle de vagas de cargos em comissão, tipificação de unidades administrativas, melhor detalhamento acerca de suas atribuições e da alocação na estrutura organizacional.

OBJETIVOS:

Objetivo Geral: Disseminar diretrizes sobre desenvolvimento institucional na formulação de projetos de reestruturação, compreender sobre as atribuições de cargos de direção, chefia e assessoramento na estrutura organizacional e no processo de modelagem organizacional.

Objetivos Específicos:

 - Preparar os treinandos no desenvolvimento da metodologia de modelagem organizacional;

- Compreender os elementos que envolvem o projeto de reestruturação;

- Ampliar a capacidade de atores no processo de modulação de cargos em comissão;

- Assimilar o campo de atuação e atribuições dos cargos de direção/chefia e assessoramento.

CONTEÚDO

Estrutura da Administração Pública Municipal e Modelagem Organizacional.

Organograma.

Nível Hierárquico.

Unidades e Atribuições.

Área “fim” e área “meio”.

Administração Pública Direta e Indireta.

Cargo Público.

Equipamentos Públicos.

Colegiados.

Definição do ato normativo, anexos e modelos.

Cargos Direção, Chefia e Assessoramento.

Funções de Confiança Órgãos de Controle.

METODOLOGIA

Pedagogia problematizadora, exposição dialogada.

PÚBLICO-ALVO

 Servidores envolvidos com o tema de reestruturação organizacional, gestores municipais, integrantes das áreas de Gestão de Pessoas e servidores da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental.

PRÉ-REQUISITO

Servidores públicos da PMSP com formação de nível médio e superior.

CARGA HORÁRIA: 21 horas         

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: Laura Garcia Vieira

Minibio> Coordenadora da COGEDI; bacharel em Gestão de Políticas Públicas; experiência em pesquisas voltada a modelagem, estruturas organizacionais e cargos em comissão de desenvolvimento institucional.

EDUCADOR: Gilberto José Monteiro

Minibio: Assessor III, experiência em Administração Pública nas áreas de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Institucional. Escreva em poucas linhas seu local de trabalho, dados sobre experiência docente, profissional e acadêmica. Será divulgado na abertura de inscrição.

EDUCADOR: Elaine Cristina Morini Mello

Minibio Gestor de Projetos, experiência na área de Gestão de Pessoas com foco em administração e desenvolvimento de pessoal e na área de Desenvolvimento Institucional voltada a modelagem, estruturas organizacionais e cargos em comissão.