Formações oferecidas pela EMASP 2023

DESIGN THINKING PARA COCRIAÇÃO CIDADÃ NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E POLÍTICAS PÚBLICAS  

Este curso auxiliará na difusão de uma cultura de inovação e promoção da participação e colaboração cidadã. A utilização de ferramentas de gestão que promovam o foco humano, o desenvolvimento de capacidades interpessoais como empatia e confiança criativa. O foco na inclusão de processos participativos e auxiliará a atuação de gestores no desenvolvimento de projetos em qualquer área da Administração Pública. O aprimorando na capacidade de diagnóstico e a adesão do público aos resultados desenvolvidos.

OBJETIVOS:

Apresentar e explicar os principais aspectos de diagnóstico, desenho, implementação, monitoramento e avaliação de projetos, planos e/ou políticas públicas de forma estratégica e com foco no cidadão. Compreender como se dá o processo de construção de um instrumento de planejamento de forma coletiva e participativa, com foco nos obstáculos e ganhos do processo; Promover a cultura da inovação e do foco humano no desenvolvimento de projetos. Desenvolver noções básicas de Gestão Pública participativa.               

CONTEÚDO

1. Tópicos aplicados à Gestão Municipal com ênfase no Munícipio de São Paulo.

2. Introdução ao conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos.

3. Introdução à abordagem do Design Thinking para gestão de projetos.

4. Introdução aos conceitos de Empatia, Criatividade e Experimentação aplicados à Gestão Pública.

5. Introdução às técnicas de coleta de dados qualitativos em processos participativos.

6. Introdução às técnicas de gestão de dados e análise qualitativa para processos participativos.

7. Introdução às técnicas de gestão da criatividade 8. Introdução às técnicas de prototipação e experimentação na gestão de projetos.

METODOLOGIA

 A formação terá 12 horas, sendo três encontros presenciais, com a duração de 3 horas, totalizando 9 horas.  As aulas presenciais terão a metodologia expositiva dialogada, debates e atividades práticas. Haverá 3 horas de atividades não-presenciais, que são relacionadas à interação prévia com vídeos e  leituras pelos alunos, para facilitar a participação efetiva nos momentos presenciais. A presença é 100% obrigatória e será contabilizada pelo formulário Google Forms.

PÚBLICO-ALVO

 Agentes Públicos Municipais, preferencialmente, gestores de equipamentos públicos, profissionais responsáveis por tomada de decisão, envolvidos com o desenvolvimento, implementação ou adaptação de projetos, programas e políticas públicas.

PRÉ-REQUISITO

Não há.                        

CARGA HORÁRIA: 12 horas       

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

Nota: -

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: Patrícia Marques dos Santos

Minibio: Graduada em Administração de empresas, pela Fundação de Escola e Comercio Alvares Penteado – FECAP, pós-graduação em gestão de negócios pela FAAP. Carreira de 15 anos como gestora no setor privado, ingressou como servidora pública em 15/08/2017, atualmente é Coordenadora na Coordenadoria de Governo Aberto - CGA, responsável pelo Programa Governo Aberto na Cidade de São Paulo, sob a Coordenação da Secretaria Municipal da Casa Civil.

EDUCADOR: Pedro Henrique Junqueira Martins

Minibio: Possui graduação em Dirección y Gestión Pública - Universidad de Vigo (2014) e graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (2014), atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, design thinking, criatividade, inovação e protagonismo. Experiência com formação em Design Thinking e metodologias ativas de resolução de problemas. Experiência em Gestão de Projetos de Inovação para o Serviço Público e privado no Brasil e na Espanha.