Formações oferecidas pela EMASP 2023

A EXPERIÊNCIA DO VIVEIRO HARRY BLOSSFELD NO PRÊMIO DE MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP

A visita técnica tem dois objetivos principais. O primeiro é mostrar o trabalho de incremento da diversidade de espécies de árvores produzidas no viveiro Harry Blossfeld, através da busca ativa por novas matrizes em áreas naturais e também na floresta urbana, permitindo que o público se familiarize com conceitos importantes com espécies nativas, exóticas e exóticas invasoras e qual a implicação do uso dessas espécies nos ambientes urbanos e naturais; além disso, são mostradas todas as etapas do processo produtivo de uma muda de árvore e como é feita a gestão das informações que são geradas nele; esta gestão pode servir como exemplo para outras unidades da prefeitura que tenham um fluxo semelhante. O segundo objetivo é compartilhar a experiência do supervisor e dos estagiários no desenvolvimento de projetos premiados na 11ª edição do prêmio “Melhores práticas de estágio na PMSP”

OBJETIVOS:

Compartilhar a experiência que levou os seis estagiários do viveiro a 2ª e 3ª colocação do Prêmio Melhores Práticas de Estágio da PMSP e também mostrar o trabalho de produção de mudas nativas voltado ao incremento da biodiversidade paulistana.                                                          

CONTEÚDO

História do viveiro Harry Blossfeld.

Técnicas de coleta e beneficiamento de sementes.

Biodiversidade de árvores.

Uso de espécies nativas na arborização urbana.

Sistematização de dados na produção de mudas.

METODOLOGIA

Visita técnica ao viveiro Harry Blossfeld, com exposição de todas as etapas da produção de mudas de árvores, desde a coleta de sementes, passando pela formação e condução das mudas, extração de exemplares adultos e fornecimento das mudas para a municipalidade.

Apresentação oral dos responsáveis técnicos pelo viveiro e equipe de estagiários finalistas do Prêmio Melhores Práticas de Estágio (2ª e 3ª colocação), com apoio de apresentação no datashow.

PÚBLICO-ALVO

 Agentes Públicos Municipais, prioritariamente, Supervisores de estágio e Supervisores dos residentes de Gestão Pública da Prefeitura de São Paulo.

CARGA HORÁRIA: 6 horas         

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

 

 

MINIBIO COORDENADOR/EDUCADOR: Guilherme Brandão do Amaral

Minibio: Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2007). Durante a graduação trabalhou com taxonomia de ácaros predadores usados em controle biológico, mas sua vida profissional tomou outro rumo. Desde 2008 trabalha na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente na Cidade de São Paulo, onde conheceu sua paixão: as árvores. Tem experiência em arborização urbana, poda, coleta de sementes e produção de mudas de árvores (principalmente da Floresta Ombrófila Densa paulistana), plantios de regeneração florestal e implantação de pomar de árvores nativas.