INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

GESTÃO DE PESSOAS E HABILIDADES INTERPESSOAIS

O curso integra o itinerário formativo do Programa de Residência em Gestão Pública da Prefeitura de São Paulo.

Com relação ao programa de Residência em Gestão Pública, este caracteriza-se pela formação em serviço, com o objetivo de estimular a instrução, a qualificação, e a atuação profissional na Administração Municipal. Dentro deste contexto, busca-se trazer inovação e novas práticas de trabalho, pois se trata de uma mistura de programas de residência na área da saúde, e também tem semelhança com programas de trainee, observadas no setor privado. A pessoa residente atuará durante 1 ano em uma Secretaria da Prefeitura, produzindo uma monografia de relevância para a Administração Pública, ao final deste período. É possível que haja a renovação do contrato da pessoa residente por mais um ano. Ao todo, foram selecionadas 100 pessoas para tal modalidade de residência.

OBJETIVOS

A disciplina irá trabalhar abordagens e estratégias metodológicas acerca das tendências atuais da inovação no setor público. A inovação, colocar o novo em ação, requer o desenvolvimento de capacidades para inovar, por isso, o objetivo central dessa disciplina é o desenvolvimento intencional de agentes públicos com o ferramental necessário para atuação transversal na agenda de inovação.

CONTEÚDO

· AULA 1 - Bloco 1:Introdução ao cenário de inovação no setor público

· O que é inovação? Por que inovar?

· Distinção da inovação no sistema público

· Inovação incremental vs. Inovação disruptiva

· Desmistificando o termo ˜inovação"("inovação sem glamour")

· Inovação e Gestão da Mudança

· Referenciais nacionais e internacionais

· AULA 1 - BLOCO 2: Inovação na Prefeitura de São Paulo

· Programas SMIT

· Prêmios e iniciativas da Municipalidade já sistematizadas

· Casos concretos

· Foco em aprendizados e desafios da implementação

· AULA 2 - Bloco 1: ferramentas para inovar

· Identificação de problemas

· Construindo problemas - o que são bons problemas?

· Desconstruindo problemas - como identificar os limites do problema, envolvidos e oportunidades de ação?

· design thinking

· O que é a aplicação do modo de pensar do design para o setor público?

· Double Diamond e outros processos típicos de design

· AULA 2 - Bloco 2: ferramentas para inovar

· jornada da usuária

· Como identificar quem é o usuário dos seus produtos/serviços

· Stakeholders e seu papel na relação entre produto e usuário

· O que eu posso aprender com o cidadão/cidadã

· Etnografia aplicada a políticas públicas

· ciclos iterativos de melhoria de serviços públicos:

· o que são ciclos ágeis?

· experimentação e Prototipação

· implementação

· monitoramento e avaliação

METODOLOGIA

Serão 2 encontros presenciais de 4 horas e momento para leitura de 2 horas totalizando 10 horas, sendo que em cada aula haverá momentos expositivos seguidos de atividades interativas (discussões/dinâmicas). Há frequência obrigatória de 100%. A coordenação do curso avaliará casos excepcionais de falta. A avaliação consistirá em questionários ao final da aula no Moodle. Os alunos também precisarão responder o formulário de reação sobre a disciplina.

Devido à pandemia covid-19, excepcionalmente, as aulas poderão ser ministradas remotamente via Teams, com prévio aviso.

PÚBLICO-ALVO

• integrantes do Programa de Residência em Gestão Pública (100 vagas).

• alunos(as) selecionados(as) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em contrapartida pela utilização do espaço (30 vagas) .

PRÉ-REQUISITO

Para participar deste curso, os interessados deverão ser:

• integrantes do Programa de Residência em Gestão

• alunos(as) selecionados(as) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em contrapartida pela utilização do espaço

CARGA HORÁRIA: 10 horas

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Brenda Machado Fonseca

Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), graduada em Gestão de Políticas Públicas (USP). Membro da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) da Prefeitura Municipal de São Paulo desde junho de 2016. É Diretora de Inovação do Laboratório de Inovação em Governo (011).lab desde 2019, é líder da frente de Desenhar e Melhorar Serviços Públicos e do Programa de Ciências Comportamentais.