GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO

GESTÃO DE PESSOAS E HABILIDADES INTERPESSOAIS

O curso integra o itinerário formativo do Programa de Residência em Gestão Pública da Prefeitura de São Paulo.

OBJETIVOS:

Ao final da disciplina, os participantes deverão ser capazes de compreender o contexto da gestão de pessoas no setor público, identificando os principais conceitos, desafios e os reflexos desta área na prestação de serviço público e nas políticas públicas

CONTEÚDO:

AULA 1

Papel do RH no Setor Público: principais características e capacidades estatais no munícipio

Composição do Perfil dos Servidores Públicos no munícipio de São Paulo

AULA 2

Pilares e Desafios dos Subsistemas de Gestão de Pessoas na Prefeitura de São Paulo - Clóvis Bueno Azevedo

AULA 3

Pilares e Desafios dos Subsistemas de Gestão de Pessoas na Prefeitura de São Paulo*

Engajamento e Reconhecimento e a importância da Liderança no setor público – Cristina Kiomi Mori

AULA 4

Panorama Geral sobre os Temas atuais em Gestão de Pessoas:

• Discussão sobre Diversidade e Burocracia Representativa – Marcela Tulli

• Apresentação dos tópicos avançados de Gestão de Pessoas

METODOLOGIA:

Serão 2 encontros presenciais de 4 horas, totalizando 8 horas, sendo que em cada aula haverá momentos expositivos seguidos de atividades interativas (discussões/dinâmicas). Há frequência obrigatória de 100%. A coordenação do curso avaliará casos excepcionais de falta.

Após cada aula, os alunos deverão responder a um conjunto de questões objetivas sobre os conteúdos ministrados (por meio de Google Forms). É necessário acertar 70% do total de questões, sendo que é possível refazer cada questionários 2 vezes. Além dos formulários, será recomendada a leitura prévia de conteúdo. O tempo de realização dos questionários e preparação para as aulas está estimado em 30 minutos para cada aula, totalizando 1 hora de preparação, contabilizados como carga horária não presencial.

Devido a pandemia covid-19, excepcionalmente, as aulas poderão ser ministradas remotamente.

PÚBLICO-ALVO:

1 - Agentes públicos da PMSP, prioritariamente integrantes do Programa de Residência em Gestão Pública;

PRÉ-REQUISITO

Serão disponibilizados os textos bases para acompanhamento da disciplina, bem como a recomendação de leitura de capítulos e seções do texto.

CARGA HORÁRIA: 9 horas

AVALIAÇÃO:

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

MINIBIO DOS EDUCADORES:

COORDENADOR/EDUCADOR: Lucas Ambrózio Lopes da Silva

Doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV, Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui graduação em Administração Pública pela FCLAr/UNESP, onde também foi professor substituto do Departamento de Administração Pública. Tem experiência na área de Administração Pública e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: burocracia, administração pública, políticas públicas, gestão de recursos humanos, coordenação intragovernamental, governo federal, políticas sociais, federalismo e política educacional. Foi monitor do Doutorado Interinstitucional em Administração Pública e Governo entre EAESP-FGV e UEM, pesquisador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da Fundação Getúlio Vargas e professor pesquisador do curso de especialização em gestão pública da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Premiado no Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais - Edição 2014, categoria dissertação. Está na PMSP desde 2016 como membro da carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental junto à Secretaria Municipal de Gestão, atuando em projetos de gestão de pessoas e coordena o Programa de Residência em Gestão Pública e a equipe gestora do Regime Permanente de Teletrabalho.

EDUCADOR: Bruno Luis Simões Geraldo

Graduado em Administração pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas pelo INSPER e alumni no Programa de Desenvolvimento de Liderança da Fundação Dom Cabral. Atuou em empresas nacionais e multinacionais como General Electric, Coca-Cola e na Sabesp nas áreas de projetos, administrativa e de gestão de pessoas. Atualmente, é servidor municipal da Prefeitura de São Paulo, membro da carreira de Analista de Políticas de Púbicas e Gestão Governamental, e está lotado na Secretaria Municipal de Gestão, em projetos voltados à modernização da política de gestão de pessoas como Programa de Residência e de melhorias dos processos internos