COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (LIVE)

GESTÃO DE PESSOAS E HABILIDADES INTERPESSOAIS

Em um contexto social de extrema polarização, individualismo e virtualidade, abrir-se para ouvir e entender o mundo do outro e, preocupar-se na efetividade da nossa comunicação é um desafio a ser percorrido para melhorar nossas interações pessoais e profissionais. Após momentos restritos de pandemia, é visível a necessidade de se reconectar com o os outros e, dentro desse contexto que a CNV se faz necessária, buscando conexão com os nossos próprios sentimentos e expressando nossas dificuldades e inovações.

OBJETIVOS

Ao final da ação esperamos que os participantes tenham obtido conhecimento básico sobre a CNV – Comunicação Não-Violenta, e assim que sejam capazes de se autoquestionar sobre seus sentimentos e a expressão dos mesmos, na vida pessoal e profissional. A missão desta ação é, também, despertar o interesse e a discussão para dentro do ambiente de trabalho, a ação possível para utilizar a CNV na Administração Pública seja na elaboração do trabalho, no atendimento ao público e na própria relação entre administrando e administrado.

CONTEÚDO

  1. Conceitos Principais da Comunicação Não-Violenta: pensamento binário
  2. Fórmulas da CNV e aprofundamentos em necessidades e sentimentos
  3. Conceitos dentro da Administração Pública
  4. Debates para busca de exemplos diários 

METODOLOGIA

Formação síncrona via plataforma de reunião online (Microsoft Teams), com exposição dialogada. É necessária a presença dos participantes durante todo o evento (100% de presença). Participação aferida via formulário web. 

PÚBLICO-ALVO

Prioritariamente agentes públicos da PMSP. Do total de vagas, 15% será destinado à sociedade civil e se houver vagas em aberto podem ser destinadas aos agentes públicos de outras esferas de governo. 

CARGA HORÁRIA

2 horas                                     

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: Isabella d’Orsi Confalonieri - Advogada, facilitadora e mediadora, sou uma grande entusiasta do estudo da Comunicação Não-Violenta. Neste momento, estou trabalhando na Assessoria Jurídica da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e foi conhecendo melhor a Administração Pública que me veio essa vontade de ministrar sobre a CNV e abrir o questionamento para entender como seria utilizar tal instrumento no dia a dia da Administração Pública.