Integração de Ingressos no Serviço Público Municipal - EAD

Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

Tendo em vista o início do exercício no serviço público municipal, é necessário integrar e dar boas-vindas aos ingressantes, orientando sobre os aspectos gerais da PMSP, do serviço público, da conduta do servidor e da gestão de pessoas.

OBJETIVOS

Apresentar conceitos e informações gerais sobre a cidade, a Prefeitura de São Paulo e o início do exercício aos ingressantes do serviço público.

CONTEÚDO

Introdução: A importância da escola de governo na construção do saber na administração pública da maior megalópole do hemisfério sul 

Tópico 1: Contextualização histórica da cidade de São Paulo 

Tópico 2: Portais de transparência e dados abertos

Tópico 3: Indicadores da cidade – ObservaSampa e GeoSampa 

Tópico 4: Agenda Municipal 2030: Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na cidade 

Tópico 5: Estrutura organizacional da Prefeitura de São Paulo

Tópico 6: Programa de metas da Prefeitura de São Paulo

Tópico 7: Gestão de pessoas na Prefeitura de São Paulo

Tópico 8: A Controladoria Geral do Município e o controle na Prefeitura de São Paulo -

·          O que é controle? 

·          A Controladoria Geral do Município 

Tópico 9: Conduta e ética no serviço público 

·          Introdução ao conceito de Ética 

·          Código de Conduta Funcional (CCF) 

·          Condutas vedadas aos agentes públicos 

·          Conflito de interesses 

 Combate ao assédio moral e ao assédio sexual na administração pública  

 

METODOLOGIA

Formação Assíncrona usando plataforma Moodle, com disponibilização de vídeos expositivos e materiais para consulta em PDF, com a possibilidade de aplicação de questionário de fixação de conteúdo. Para aprovação, os (as) alunos (as) deverão visualizar 100% dos materiais e obter nota mínima 7,0.

PÚBLICO ALVO

Agentes públicos da PMSP ingressantes no serviço público, sendo concursados e/ou comissionados.  

CARGA HORÁRIA

12 horas       

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Nota: 7,0

 

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Jaqueline Primiani Mol - Formada em Análise de Sistemas e pós-graduanda em Design Instrucional, atua na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – EMASP desde agosto de 2017, e atualmente é Diretora da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento e coordenadora da plataforma de educação a distância EMASP EAD; Educadora institucional voluntária, contribuindo na formação de mais de 7.000 agentes públicos da Prefeitura de São Paulo entre 2017 e 2020 sobre a utilização do Sistema Eletrônico de Informações – SEI.  Entusiasta da educação à distância e digital.

EDUCADOR 2: Ramón Brito Lacerda atua na Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal de São Paulo, alocado na Secretaria Executiva de Gestão pelo programa de Trainee em Gestão Pública da Vetor Brasil. Desenvolve um projeto de inovação e comunicação interna, além de fazer parte da equipe de Integração e Engajamento. Por formação, é produtor executivo em audiovisual e bacharel em Relações Internacionais.   

EDUCADOR 3 : Clarisse de Almeida Cordeiro Nogueira - Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica com estágio na Defensoria Pública de São Paulo e TCC nota 10, foi intercambista em Ciência Política no Instituto de Estudos Políticos de Paris e aluna especial na pós-graduação em Filosofia na Universidade de São Paulo com nota A. Foi bolsista de inovação em políticas públicas pelo Vetor Brasil na Secretaria do Planejamento do Governo do Ceará, com atuação em educação; ciência e tecnologia; juventude infracional; e gênero, liderando o planejamento estratégico participativo do primeiro plano de mulheres do Estado. Então a mais jovem e primeira mulher Chefe da Assessoria de Relações de Trabalho na Secretaria de Gestão da Prefeitura de São Paulo, coordenou o maior Sistema de Negociação Permanente do país, na articulação com entidades representativas de classe, como sindicatos de trabalhadores da saúde, gestão, educação e segurança. Foi indicada a Conselheira da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, e Conselheira da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo. Ademais, foi designada representante da comissão julgadora do Prêmio de Gestão Pública Hely Lopes Meirelles na Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo. Hoje é Diretora da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo.

EDUCADOR 4 : Thulio Manoel Costa de Oliveira - Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC (2017), graduação em Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do ABC (2014) e graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (2015). Atualmente cursando o mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC. Foi Assessor Técnico I na Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município de São Paulo (2018 - 2020), e atualmente trabalha como Diretor de Divisão Técnica (Transparência Ativa) neste mesmo órgão. Tem experiência na área de Políticas Públicas, com ênfase em transparência pública, segurança pública e internacional, e criminalidade organizada transnacional.