FUNDAMENTOS DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

O perfil de líder requer diferentes habilidades e competências: a capacidade de se relacionar bem com a equipe (seja em cargos de chefia ou subordinados); a abertura para comunicação; a administração de conflitos; e a negociação de interesses. Todos são fatores fundamentais e de relevância para uma liderança plena, a fim de inspirar outros funcionários.

Poucas coisas podem incentivar mais um funcionário do que ser comandado por um líder que não se interessa apenas por seu trabalho e pelo desenvolvimento de seus subordinados, mas também que sente prazer em realizar suas funções, pois quanto mais interessado for um líder em relação ao seu universo de trabalho e ao melhor desempenho de seus funcionários, mais segurança e incentivo estará transmitindo.

Conhecer o cenário que permeia sua atuação proporcionará mais ferramentas para sua comunicação e gerenciamento de equipes ou ao seu autodesenvolvimento, possibilitando a promoção de ações engajadas de forma espontânea, e consequentemente, estimular o crescimento e o sucesso profissional e organizacional.

Por derradeiro, considerando a necessidade de capacitação em assuntos de gestão pública que transcendem a competência da academia de formação em segurança urbana, faz-se justificada a oferta de um curso nessa temática, destinado aos ocupantes de cargos dos níveis hierárquicos mais elevados dentro da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

OBJETIVO
Desenvolver e aprimorar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias aos ocupantes dos cargos mais altos na hierarquia funcional da Guarda Civil Metropolitana para o aprimoramento da sua prática profissional cotidiana.

CONTEÚDO
1. Introdução aos fundamentos da gestão pública municipal e políticas públicas;
2. Competências dos cargos do alto comando da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo;
3. Ética, dignificação do exercício da função pública e direitos humanos;
4. Gestão da liderança;
5. Gestão de comando e disciplina;
6. Justiça e corrupção;
7. Comunicação e informação;
8. Administração de recursos e finanças públicas;
9. Tecnologia da segurança;
10. Aplicação da avaliação do curso.

METODOLOGIA
Exposição dialogada com estudos de casos e debates em grupo. O curso terá avaliação final escrita, com nota mínima exigida 7,0 para aprovação.

PÚBLICO-ALVO
Funcionários públicos municipais profissionais da Guarda Civil Metropolitana, prioritariamente ocupantes dos cargos de:
• Guarda Civil Metropolitano - Inspetor Superintendente
• Guarda Civil Metropolitano - Inspetor De Agrupamento
• Guarda Civil Metropolitano - Inspetor De Divisão
• Guarda Civil Metropolitano - Inspetor

CARGA HORÁRIA
20 horas.

AVALIAÇÃO
Nota: 7
Frequência: 100%