OFICINA DE GOVERNO ABERTO: CIDADÃO NO PODER – O EXECUTIVO E O LEGISLATIVO

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

Em 2013, o movimento conhecido como Jornadas de Junho abalou a realidade do Brasil. Milhões de pessoas foram às ruas para reivindicar por diversas pautas e marcaram o que seria uma ebulição política no país. Muitos desses manifestantes eram jovens que iniciavam ali uma aproximação com a política para além do voto.

No ano seguinte aos protestos, as pesquisadoras Beatriz Pedreira e Carla Mayumi criaram a pesquisa Sonho Brasileiro da Política, para entender os novos comportamentos e as práticas políticas que estavam emergindo entre os jovens brasileiros.

Na pesquisa, 20% disseram que se aproximariam da política se entendessem melhor como contribuir com decisões e 27% se as informações fossem mais claras e acessíveis para entender. 65% dos jovens que participaram do estudo afirmaram que gostariam de aprender sobre política na escola.

Em seguida, elas se uniram ao laboratório digital de tecnologia LabHacker e à agência-escola de jornalismo Énois para criar algo que respondesse a essa demanda dos jovens por política. Foi então que nasceu o Jogo da Política – um conjunto de três jogos sobre os poderes que regem o Brasil (Executivo, Legislativo e Judiciário) que faz com que os participantes sintam a complexidade do sistema político na pele.

O projeto Oficina Cidadão no Poder – o Executivo e o Legislativo, utiliza-se da metodologia criada nesse processo para trabalhar a cultura política por meio da educação, do saber a respeito do funcionamento do sistema político institucional. Com o propósito de aproximar o universo complexo da política a sociedade e seus cidadãos, por meio de atividades divertidas, lúdicas e participativas, os jogadores entram em contato com dispositivos dos Poderes Executivos e Legislativos de modo a compreenderem seu funcionamento, conseguirem elaborar questões mais consistentes o tema.

OBJETIVO

Realizar a oficina “Cidadão no Poder – O Executivo e o Legislativo”, a partir do conjunto de metodologias presentes no Jogo da Política, em especial do Jogo Executivo e do Jogo Legislativo, os quais simulam a construção de um orçamento público (do que é composto, quanto custa; como é feito), colocando o participante no papel de prefeito. O jogo do Legislativo, por sua vez, simula a tramitação e aprovação de um projeto de lei a partir da vivência de diferentes papéis: vereadores que integram comissões da Câmara e passam por todo o processo de votação de leis.

CONTEÚDO

Jogo do Executivo:

• Apresentação do jogo

• Aquecimento sobre política

• Apresentação do Poder Executivo

• Rodadas Jogo do Executivo (três rodadas)

• Espaço para debate e avaliação do conteúdo, metodologia e possibilidades de uso em outros espaços.

Jogo do Legislativo:

• Apresentação do Poder Legislativo

• Rodadas do Legislativo (sete rodadas)

•Espaço para debate e avaliação do conteúdo, metodologia e possibilidades de uso em outros espaços.

PÚBLICO-ALVO

Agentes públicos e sociedade civil em geral.

METODOLOGIA

As oficinas se dão em formato de jogos físicos, participativos, com conjunto de metodologias ativas de aprendizagem, colocando os presentes participantes como agentes da construção do saber. 

CARGA HORÁRIA

4 horas

AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM